“Como vender mais e ter uma marca mais reconhecida?”. Essa é uma das perguntas que mais ouço e um dos desafios que mais enfrento nesses anos como consultor de comunicação. Normalmente devolvo a questão, “a sua marca está forte?”. Essa resposta, ou mesmo indagação, muitas vezes não é de conhecimento do idealizador e gestores da empresa em questão. Na maioria dos casos, nem entra em pauta.
A dor normalmente apresentada é: “Preciso ter mais clientes, vender mais e ter mais seguidores e engajamento nas redes”. É uma necessidade justa e um objetivo lúcido de todo empresário e gestor. Mas atenção, esse é o momento de ter calma e respirar fundo.
1. Faça uma análise
Pare, pense e reflita antes de criar uma estratégia e executar um plano de ação , no qual signifique dedicar recursos para mídias pagas, anúncios, produção de conteúdo e criações de promoções.
2. Como está a minha marca?
Essa é a primeira e principal questão, afinal, a marca e o seu conceito vendem muitos mais do que o produto em si. Ela abrange alguns elementos chaves:
- Como foi feita a sua logomarca?
- Houve um estudo?
- Ela conversa com o setor de bicicletas no sentido de design, tipografia e cores?
- Como é a aplicação dela?
- Há um manual de identidade visual criado, o brandbook?
- Se sim, ele é seguido e respeitado?
- Já fez uma consulta e análise com um especialista em comunicação?
- Tem mídias sociais básicas (Instagram, fanpage do Facebook e YouTube)?
- Como estão as respostas das dúvidas, críticas e sugestões nesses canais e e-mails?
- Tem site? Se sim, está atualizado, com layout e linguagem adequada? É compatível com o SEO do Google? Como é a navegabilidade e jornada até a compra ou contratação de serviços?
- Como está o seu posicionamento e inserção nos mecanismos de buscas?
3. Reconhecimento de marca
Poderia aqui elencar toda a arquitetura da comunicação até chegarmos na criação das estratégias para a ação comercial ou publicitária, mas quero apenas dar alguns exemplos básicos. Vender mais é ser melhor percebido pelo seu público, seja como autoridade na sua área, qualidade de produtos e serviços, atendimento, compromisso e segurança na compra e pós-vendas. E isso não está ligado em gastar mais e criar uma infinidade de conteúdos e promoções diariamente, mas em comunicar-se melhor.
4. Como está a minha comunicação?
- Como a sua empresa é vista por seus clientes , fornecedores e mercado?
- A experiência deles está sendo boa e satisfatória?
- Como é o atendimento do seu negócio?
5. Eu não devo fazer a publicidade?
Sim, claro que deve! Mas é necessário consertar e deixar organizada a sua casa antes de enviar um convite em massa para uma visita, concorda? As chances dos “defeitos” se tornarem mais evidentes e esses visitantes em potencial deixarem de ser seus futuros clientes e nunca mais voltarem para o seu negócio são grandes.
Falo aqui de “rebrand”, ou seja, de olhar para a sua atual marca e redesenhá-la para deixá-la de acordo com o seu setor de atuação, público-alvo e plano de negócios. A comunicação é hoje um dos principais pilares para o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Tenha um cuidado na contratação de profissionais e equipes, tal qual você teria na escolha do seu financeiro, gerente de vendas, chefe de mecânica e engenheiro responsável pelos seus projetos. A comunicação da sua empresa é a alma de um negócio na era atual, contrate um especialista.
Texto originalmente publicado na Revista Bicicleta (Edição 130)
Por Álvaro Perazzoli
Jornalista por formação, publicitário, biker e comunicador especializado no setor de bicicletas desde 2000.