Para abrir um negócio, o primeiro passo é entender o que você faz bem e como se diferenciar da concorrência. Segundo Wesley Garcia Gomes, sócio da Wesco, empresa de produtos higiênicos, o dinheiro sempre será importante, em qualquer área, porém, uma ideia inovadora pode fazer toda a diferença. “A criatividade e a vontade podem fazer você economizar bastante no investimento inicial”, conta.
Conheça o mercado
Além da criatividade, é fundamental estudar e conhecer o mercado no qual deseja atuar. Quanto mais preparado você estiver, maior será a chance de dar certo. Para isso, é recomendado traçar um plano de negócio , isto é, detalhar por escrito os objetivos da sua empresa, bem como pontos fortes e fracos, os produtos e serviços oferecidos e quem são os clientes, fornecedores e, até mesmo, os concorrentes. Isso tudo te ajudará a tomar decisões no futuro e evitará erros. “Além disso, diante da alta competitividade do mercado, é fundamental buscar produtos e serviços inovadores”, aconselha Wesley Garcia Gomes.
Faça o que gosta
Para o sucesso de um negócio, você não deve se esquecer que é fundamental vender um tipo de produto ou serviço que lhe dê prazer. Dessa forma, se sentirá motivado para evoluir no mercado em que escolheu trabalhar e se destacar dos concorrentes. Isso também te deixará mais feliz, acabando com aquela ideia de trabalho apenas por obrigação
Acredite no seu negócio
O pequeno investidor precisa saber que todo começo tende a ser um pouco difícil. Geralmente, o dinheiro investido no início da empresa não é recuperado em curto prazo. Por isso, a dica de ouro é manter o foco e ter um plano de negócios bem delineado.
Se você se planejar e escolher trabalhar com algo que lhe dê prazer, o lucro certamente virá. “Como o pequeno negócio depende totalmente do empreendedor, o retorno dependerá do esforço dele”, explica Gisele Kobayashi, empresária da CK Treinamentos e educadora de negócios e finanças
Dicas da empresária Gisele Kobayashi para montar um negócio
- O primeiro passo é escolher o negócio que deseja trabalhar e, para isso, é preciso conhecer, pesquisar e aprender sobre ele.
- Conheça o mercado, pesquise clientes e concorrentes. Irá vender de porta em porta ou fará parcerias? Com isso feito, comece o planejamento, veja qual valor poderá investir.
- Com todas as informações em mãos, o ideal é traçar um cronograma e seguir conforme o planejamento, lembrando sempre que o retorno não é imediato. Além disso, é necessário dinheiro para manter o empreendimento e garantir que ele caminhe.
- Pesquise sobre possíveis clientes, fornecedores e concorrentes, com esses dados é possível começar a traçar um planejamento.
- É imprescindível que a pessoa faça treinamentos e cursos para se especializar e oferecer o produto ou serviço com qualidade.
- Faça um acompanhamento sempre, pois as necessidades dos clientes mudam, os concorrentes aparecem com novidades, a economia muda. É preciso acompanhar.