.
Maureen McLean/Rex
Restaurantes, bares e outras empresas que dependem de atender os consumidores pessoalmente sofrem os efeitos


As empresas do Reino Unido estão apostando em vacinas para livrá-las de uma recessão dupla da Covid-19 , de acordo com o primeiro e doloroso impacto econômico do lockdown inglês de quatro semanas.


Notícias encorajadoras da Pfizer, Moderna e AstraZeneca chegaram tarde demais para evitar que as novas restrições impostas no início de novembro afetassem grandes parcelas da produção do setor de serviços, de acordo com uma pesquisa dos setores de serviços e manufatura.

Mas o índice mensal dos gerentes de compras da IHS Markit e Cips (Chartered Institute of Procurement & Supply) também descobriu que as empresas estavam mais otimistas com suas perspectivas nos próximos 12 meses do que em qualquer momento desde 2015.

Constatou-se que a atividade caiu de 52,1 para 47,4 pontos entre outubro e novembro - a queda mais acentuada desde maio - à medida que o sistema de restrições em camadas da Inglaterra foi substituído por um segundo bloqueio nacional, com medidas duras também em vigor no País de Gales e na Escócia. Uma leitura abaixo de 50 indica que a economia está se contraindo.

Andy Haldane, economista-chefe do Banco da Inglaterra, disse que quando eles olharam para trás, aqueles que responderam à pesquisa do PMI estavam "bastante sombrios" - mas disse que as expectativas de atividade no futuro aumentaram, em parte devido aos avanços das vacinas.

"No geral, é uma imagem positiva", disse Haldane. Ele acrescentou que as notícias sobre a vacina foram melhores do que o Banco havia previsto quando produziu suas últimas previsões para a economia no início deste mês. "Eu diria que, no geral, as notícias foram para o lado positivo de nossas suposições em novembro", afirmou ela ao comitê do Tesouro da Câmara dos Comuns.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!