Nesta quarta-feira (10), o plenário da Câmara dos Deputados dá continuidade às discussões sobre a reforma da Previdência
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados - 10.7.19
Nesta quarta-feira (10), o plenário da Câmara dos Deputados dá continuidade às discussões sobre a reforma da Previdência

As expectativas pela votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados levou a Bolsa de Valores (B3) a bater mais um recorde nesta quarta-feira (10). O Ibovespa, principal indicador de desempenho do mercado brasileiro, fechou o dia em alta de 1,23%, a 105.817 pontos. A cotação do dólar recuou 0,7%, chegando a R$ 3,7590, o menor valor desde março.

É o quinto pregão consecutivo em que o índice registra variação positiva. O Ibovespa bateu a marca histórica dos 100 mil pontos em 19 de junho, um dia marcado pela última reunião do Federal Reserve (ou Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) e por debates sobre a reforma da Previdência na comissão especial da Câmara.

asdasd
Reprodução/Câmara dos Deputados
Confira, voto a voto, como cada um dos deputados se posicionou sobre a reforma

Na seção de hoje, quanto ao externo, se destacaram as declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, ao Congresso dos EUA. Powell disse que o banco agirá "conforme apropriado" para sustentar o crescimento da economia norte-americana, o que aumentou as expectativas por um corte nas taxas de juros ainda neste mês.

Isso pode ser positivo para o Brasil – e, mais especificamente, para a Bolsa – porque juros mais baixos nos Estados Unidos tendem a levar recursos hoje investidos nos norte-americanos para outros países.

Leia também: Reforma tributária do centrão começa a ser analisada em comissão especial

Apesar do bom desempenho, o recorde da Bolsa brasileira é apenas nominal, e não real. Levando em conta a inflação , o Ibovespa ainda está longe do patamar registrado em maio de 2008, durante o segundo mandato do ex-presidente Lula (PT): 73.516 pontos. Naquela época, o País registrava bons resultados na economia e vivia a descoberta do pré-sal, além de contar com um ambiente externo favorável. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!