O bom desempenho do Ibovespa foi puxado pelas ações da Cosan, dona da Comgás, que dispararam 8,16% hoje
Getty Images
O bom desempenho do Ibovespa foi puxado pelas ações da Cosan, dona da Comgás, que dispararam 8,16% hoje

O Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, fechou o dia em alta pelo segundo dia consecutivo, batendo novo recorde nominal. Nesta quarta-feira (9), o índice encerrou o pregão em 93.613 pontos, uma variação positiva de 1,72% sobre o patamar registrado ontem (92.031 pontos).

Leia também: Paulo Guedes dá indicações da reforma da Previdência e propõe capitalização

É a primeira vez na história que a Bolsa de Valores brasileira supera os 93 mil pontos. O bom desempenho do Ibovespa foi puxado pelas ações da Cosan, dona da Comgás, que dispararam 8,16% neste pregão. Dentre os papéis mais negociados, se destacaram os da Vale e Petrobras, que subiram 2,44% e 2,08%, respectivamente.

O dólar comercial, por sua vez, encerrou o dia com queda de 0,75%, cotado a R$ 3,6823. É o menor valor de fechamento da moeda norte-americana desde 26 de outubro de 2018, o último pregão antes do segundo turno das eleições presidenciais. Ontem, o dólar já havia caído 0,5% e fechado a sessão na casa dos R$ 3,71.

Os resultados do Ibovespa e do dólar são justificados, em primeiro lugar, pelo tom otimista que predomina no exterior. Os investidores esperam que Estados Unidos e China evoluam em direção a um acordo bilateral para acabar com a guerra comercial entre os países iniciada ainda no primeiro semestre do ano passado.

Leia também: Cenário externo abafa eleições no Brasil e determina disparada do dólar em 2018

No Brasil, os sinais de avanço quanto à formulação da proposta de reforma da Previdência colaboraram para o bom desempenho da Bolsa e do câmbio. Ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que as mudanças no atual sistema previdenciário serão acompanhadas pela implementação de um regime de capitalização.

Desempenho celebrado

Divulgação/Palácio do Planalto
"Com saúde fiscal e liberdade econômica, vamos resgatar a confiança em nosso país!", escreveu Bolsonaro no Twitter

Em sua conta oficial no Twitter, Jair Bolsonaro (PSL) comemorou o resultado histórico anotado pelo Ibovespa nesta quarta-feira. Para o presidente, o recorde é resultado da soma entre o cenário mundial favorável e o otimismo que predomina no País quanto ao governo que assumiu há pouco mais de uma semana. 





*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!