Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
iStock
Atitudes empreendedoras

“Os meus empregados recebem o que eles precisam para ter sucesso? Estou empregando os recursos adequados? Estou usando a tecnologia certa?”: um empresário que está construindo um novo negócio encontrará no seu caminho mais perguntas do que respostas. Estas são apenas algumas das mais frequentes.

Felizmente, é possível  aprender com os colegas, mentores e outros profissionais que já tenham percorrido esse trajeto. Ao concentrar o seu tempo e recursos em táticas essenciais, a capacidade de criar uma dinâmica e colocar sua empresa na trajetória para o sucesso estará mais ao seu alcance. 

Veja 5 dicas sobre como alcançar a grandeza empresarial. As informações são do site Entrepreneur. 

1. Trabalhe com eficiência

Existe uma verdade por trás da frase “trabalhe de maneira eficiente, não de maneira excessiva”. Seu negócio pode estar crescendo porque você contratou as pessoas corretas, mas você tem certeza de que está usando as melhores habilidades de cada uma delas? Seus funcionários são sua melhor fonte de riquezas , então, ao invés de tentar resolver problemas que não lhe sejam familiares, busque ajuda com seus colegas. Evite trabalho em dobro e foque em delegar tarefas para aqueles que mais se encaixam nelas.

Leia mais:  Conheça a história do empreendedor que ganha milhões vendendo flores na internet

Trabalhar de maneira esperta também significa priorizar o que é mais importante para você e seu negócio. Não perca tempo em algo que terá pouco retorno e investimento. Reconheça sua maior prioridade e seus projetos mais importantes, faça uma escala do seu tempo e divida a equipe para trabalhar naquele que lhe for mais conveniente.

2. Durma mais

Tornar-se um CEO que apenas dorme durante 4 horas por dia pode parecer um caminho viável para seus negócios. Afinal, trabalhar mais horas significa ter mais coisas feitas, certo? Errado! “Dormir pouco nos deixa sonolentos e sem concentração no dia seguinte”, afirma o National Institute of Neurological Disorders and Stroke.

Leia mais: De lojas pop-up a escritórios virtuais: opções que conquistaram empreendedores  

43% de líderes em negócios dizem que não têm tempo suficiente para dormir bem em pelo menos 4 dias da semana, segundo revelou uma pesquisa da McKinsey & Company. Porém, a falta de sono afeta a habilidade de ser chefe: a maioria das funções associadas com liderança vem do córtex pré-frontal, que não funciona muito bem com privações relacionadas ao sono.

3. Aumente seu network

Não importa onde você enxerga sua empresa daqui 10 anos: a potencial expansão do seu negócio depende do seu network . Frequentar eventos de forma pessoal seja importante para aumentar seu network, porém isso não é sempre possível quando você dirige uma empresa. Felizmente, as redes sociais e as comunidades online tornam possível expandir a rede de contatos de maneira mais fácil. Lembre-se de que o contato e trocas de ideias online com outros profissionais poderão abrir sua rede de influenciadores.

Leia mais:  Programa de bolsas oferece treinamento nos EUA para empreendedores brasileiros

4. Dê um tempo para você mesmo

Desde a década de 1940, estudos têm mostrado que “dar-se um tempo” é vital para a força de trabalho. Se os líderes das empresas não aplicam esta prática em sua rotina diária, os empregados sentem que não podem dar-se intervalos também. Considere fazer pausas ao longo do dia, como sair para andar, e encoraje seus funcionários a fazer o mesmo.

5. Mude os ares

Trabalhadores “24 por 7” que apenas trabalham entre quatro paredes estão indo para o mesmo caminho que as máquinas de fax, por exemplo. Serão extintos. Para se ter ideia, segundo uma pesquisa da International Data Corporation, o trabalho via mobile pode atingir até 72% dos empregados nos Estados Unidos até 2020.

Leia mais: Veja cinco frases de filmes que podem servir de inspiração para empreendedores

Por isso, fazer um negócio crescer significa viajar para encontrar novos clientes, ir para feiras, colaborar com parceiros em torno do mundo. Investir em ferramentas que dão mobilidade aos funcionários e acesso ao “ar livre” (com o trabalho virtual que possibilite a força de trabalho em qualquer local), ajudará seu negócio a crescer.  

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários