Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
Thinkstock Photos
Tenha fé que, agora, é a hora perfeita. Um ano ou dois anos depois, você verá que isso é verdade

Você sonha em ser um empreendedor de sucesso ? Quando, finalmente, parece ter encontrado uma ideia de negócio , pensa sobre isso e, sem entender o porquê, acaba não conseguindo dar início? Você já se pegou pensando em ‘desculpinhas’ do tipo: “um empreendimento próprio pode ser arriscado?” e “tenho um trabalho tão seguro”? Tudo isso te soa familiar? Pois bem, fique atento: o mercado não tem espaço para fraqueza!

Abaixo, o empreendedor Ravin Gandhi, CEO e cofundador da GMM Nonstick Coatings, lista alguns dos argumentos mais comuns que atrapalham os negócios para que você os elimine de uma vez por todas de sua cabeça e, claro, dê continuidade no seu sonho. As informações são do Entrepreneur.

1. "Não é a hora certa para empreender"

“Já vi pessoas que se tornaram empreendedores na adolescência e outros que começaram seu primeiro negócio aos 60. Aqui está um segredo: não existe um momento certo. Isso não existe. Você poderá se convencer a não começar por diversos motivos: falta de dinheiro, experiência, tempo, contatos, confiança, conhecimento... A lista vai embora! Meu conselho? Tenha fé que, agora, é a hora perfeita. Um ano ou dois anos depois, você verá que isso é verdade”.

Leia mais:  Quer virar MEI e ser seu próprio chefe? Saiba como financiar o primeiro negócio

2. "E se eu falhar?"

Empreendedores tendem a ser pessoas cheias de confiança. Tanto que não costumam se concentrar em chances de fracasso. “É fato que 80% dos negócios falham dentro dos primeiros 18 meses. Por isso, minha recomendação é que você abrace todas as possibilidades de falha. Por quê? Porque, se você falar, aprenderá alguma coisa valiosa para você mesmo, sobre negócios e sobre a vida. Poderá começar outro negócio, ou talvez perceber que empreendedorismo não é para você. Mas se você não tentar, simplesmente não saberá. E o medo de falhar não deveria nunca te parar: lembre-se de que pessoas à beira da morte normalmente se arrependem de coisas que não fizeram – não das coisas que fizeram”.

Leia mais: Conheça 4 maneiras de superar o medo e maximizar o sucesso nos negócios

3. "Não economizei dinheiro suficiente"

Muitas pessoas que aspiram a começar um negócio são provedores familiares, não podendo ficar sem o ganha-pão do salário. “Se o seu caso for este, recomendo que, primeiramente, economize dinheiro suficiente para viver por 18 meses sem outra fonte – antes de iniciar os negócios. É a chamada ‘regra dos 18 meses’ que faz com que seja mais fácil largar um emprego assalariado”.

4. "As pessoas não me veem como um empreendedor"

Primeiramente, como um potencial empreendedor, você deve ignorar o que outros pensam sobre você, uma vez que sempre haverá os ‘céticos’. Evite estas pessoas se você puder. E mais importante é que você dê um salto e inicie seus negócios: você ficará impressionando em quão rápido estas mesmas pessoas mudam de opinião! Quando você for chefe, será visto como um líder apesar do fato de já ter sido um gerente comum...

Leia mais:  Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender

5. "Isso parece tão difícil..."

Você está certo. Começar um negócio é muito difícil. Talvez seja uma das coisas mais difíceis que você fará em sua vida toda: perderá sono, brigará com seu cônjuge, terá menos tempo para seus filhos e, potencialmente, perderá dinheiro. Já te assustei? Espero que sim. Porque, se você não tiver pronto para ‘sujar as mãos’, não poderá nem começar a pensar em começar um negócio. Se ser empreendedor fosse fácil, todo mundo seria. “Meu conselho é ser muito honesto com você mesmo e, se você souber profundamente que será capaz de fazer isso, então dê um salto e faça seu trabalho”.


    Leia tudo sobre: Empreendedorismo

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários