Tamanho do texto

Não tentar negociar, não investir em si mesmo ou focar em um só objetivo são alguns desses erros; confira dicas valiosas

Brasil Econômico

É muito mais seguro investir em múltiplos fluxos de renda do que depender de uma só fonte
Delas
É muito mais seguro investir em múltiplos fluxos de renda do que depender de uma só fonte

Nem todo mundo é materialista, mas quase todo mundo concorda que ganhar seu próprio dinheiro é uma coisa boa. É verdade que ter consciência do orçamento mensal, cortar gastos desnecessários e poupar parte do salário, faz com que tenhamos sucesso nas economias pessoais.

Mas, é possível ir além e ganhar mais dinheiro ao eliminar alguns maus hábitos comuns que interferem no nosso rendimento e que podem ser evitados, segundo apontou o site Business Insider. Veja:

1. Não negociar o salário

Tudo é negociável: isso não quer dizer que você sempre terá o que quer, porém significa que não terá algo se não lutar ou pedir por isso. Vamos pensar em uma negociação de salário , por exemplo. Se você estiver confiante de suas habilidades e experiências, se tiver feito uma pesquisa de mercado para saber o valor de seu trabalho , por que não pode pedir por um aumento – ou negociar um salário melhor para entrar na empresa?

O pior que poderá ouvir é um “não” ou uma contraoferta, que pode até não ser o que você gostaria, mas seria melhor do que nada.

2. Não investir em você

De acordo com o investidor Warren Buffet, “você é seu maior trunfo, de longe”. Pode-se investir em ações, imóveis, ou algum outro bem material, mas o melhor investimento que existe é aquele que fazemos em nós mesmos. Abastecer-se com maior conhecimento, mais habilidades, melhor saúde e mais experiência significa tomar decisões mais valiosas, e, finalmente, ganhar mais dinheiro .

Leia mais: Empreendedor abandonou escola aos 13 anos para criar negócio de US$ 10 milhões 

3. Focar em um só objetivo

Muitas pessoas que investem em um único objetivo atiram-se de cabeça naquilo: gastam horas demais para um mesmo trabalho (esperando subir os degraus da escada corporativa mais rápido), investem toda sua moeda em uma startup etc. Por um lado isso é admirável, por outro, porém, é perigoso. Ter uma visão limitada interfere em nossa habilidade de fazer mais dinheiro: é muito mais seguro investir na criação de múltiplos fluxos de renda do que depender demais de uma só fonte; afinal, você nunca sabe quando sua empresa ou carreira pode ser interrompida.

4. Ser complacente

Depois de alguns anos fazendo a mesma coisa, você provavelmente perceberá que perdeu entusiasmo ou motivação,  tornando-se complacente com quem você é, com o que faz, e onde chegou.

Um exemplo? Você se torna complacente com seu salário e para de buscar maneiras de ganhar mais experiência e mais habilidades .

5. Fazer apenas o que é esperado

Metas são importantes para alcançar o sucesso, mas elas também tem um efeito limitador: se você delimita aonde quer chegar, poderá se satisfazer quando conseguir alcançar sua meta, não enxergando que poderia ir além. Tenha objetivos na vida – sobre educação, habilidades intelectuais, posição profissional, salário, mas pense nisso como uma base, não como limite. Sempre busque por mais.

6. Lealdade excessiva

Sabe quando você tem noção de que seu trabalho é um “beco sem saída” que nunca vai lhe dar a oportunidade de desenvolver um potencial que busca? Algumas pessoas (e é muito comum) têm essa consciência, porém ficam estagnadas nessa posição por causa de um sentimento de lealdade para com o seu empregador.

A lealdade é admirável. No entanto, se você sacrificar suas metas apenas por isso, este sentimento nobre começa a se tornar um desserviço para você.

Leia mais:  Confira três maneiras simples de conseguir uma rede de contatos poderosa 

7. Não saber investir seu dinheiro

Uma vez que você acumula economias e as deixa paradas , faz com que seu dinheiro não seja útil, não trabalhe para você. E isso é muito errado! Investir é essencial , seja em fundos, em educação, enfim, em oportunidades para si mesmo.

Parece tão óbvio, mas fazer mais dinheiro é o primeiro passo para acumular riqueza ; é preciso dinheiro para ganhar dinheiro. E investir é a melhor coisa a se fazer para que o que você acumula seja útil.

Leia mais:  Recebeu a restituição do IR? Veja dicas do que fazer com o dinheiro

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo