undefined
iStock
Muitas famílias tiveram que recorrer ao parcelamento do cartão de crédito ou cheque especial

Com o início do ano letivo, também começa o pesadelo dos pais que possuem filhos em idade escolar. A lista de material já causou um impacto financeiro grande no orçamento familiar. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), houve aumento de 10% no material escolar em 2016.

Para bancar a lista, muitas famílias tiveram que recorrer ao parcelamento do cartão de crédito ou cheque especial. Outras ainda fizeram uso de empréstimos ou da poupança. Agora, o momento é de calcular os gastos e de fazer planejamento financeiro. Deve-se buscar economia no orçamento doméstico para manter o investimento na educação dos filhos. 

PERGUNTA E RESPOSTA

O carnaval acabou e agora é hora de encarar a realidade. Tenho dois filhos no Ensino Fundamental e já gastei muito dinheiro com material escolar. Estou assustado com as próximas despesas. Como posso me planejar para economizar durante o ano letivo?,  João, por e-mail.

Um bom planejamento financeiro começa pelo levantamento de recursos disponíveis, que é o dinheiro que você recebe, e das obrigações — o que precisa ser pago. Sempre faça o levantamento das obrigações na ordem de prioridade de pagamento, ou seja, o que não pode deixar de ser feito.

Alguns exemplos são o pagamento da escola, alimentação, aluguel, plano de saúde e assim por diante.Outra iniciativa que costuma dar resultado é impor limitadores para algumas despesas. No caso das compras de alimentação do mês, faça uma lista antes de ir ao mercado, sempre verificando o que tem dentro de casa. Não sabote sua lista. Compare preços de produtos de marcas diferentes. E, claro, procure aproveitar sempre as promoções do dia.

Prepare-se antes de fazer as compras. Faça uma pesquisa do produto que irá comprar pelo menos em três lojas, em busca do melhor preço e condições de pagamento – seja à vista ou a prazo. Saber “pechinchar” é uma arte ao alcance de todos.

O e-commerce, que é a compra pela internet, é uma excelente alternativa de economia nos dias atuais, pois quase sempre cobre os preços adotados pelas lojas físicas. Isso ocorre porque a loja virtual não tem certos custos logísticos.

Transforme o velho em novo, recicle, reforme. Troque o tecido do conjunto de estofado da sala, pinte a geladeira e freezer. Já pensou em fazer um curso de artesanato e pintar os móveis da sua casa? São alternativas econômicas.

O transporte escolar dos filhos também pode ser revisto. Veja com os demais pais que moram próximos a você um sistema de rodízio para levar e buscar no colégio. Além de economizar, você estará criando um ambiente de integração divertido – uma lição de vida em sociedade para seus filhos.

Roberto Dias do Amaral é coordenador em Ciências Contábeis da Estácio de Sá.

Fonte:  O Dia

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários