Descontada a inflação, ganho real da poupança terminou o ano passado em 3,9%
shutterstock
Descontada a inflação, ganho real da poupança terminou o ano passado em 3,9%

Divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 2,95%, menor taxa desde 1998. Dessa forma, o ganho da caderneta de poupança foi beneficiado: de acordo com o Banco Central, o rendimento nominal da poupança acumulado no ano passado atingiu 6,8%.

Leia também: Petrobras aumenta preço da gasolina pelo segundo dia consecutivo

Ao descontar a inflação , o ganho real da poupança ficou em 3,9% em 2017. Este foi o maior percentual desde 2006, segundo o economista Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“Isso ajudou bastante o consumidor de modo geral, especialmente o de baixa renda. E para aquele que aplica seus poucos recursos na poupança, o ano de 2017 foi favorável. Gerou um ganho real de 3,9%”, disse. De acordo com Bentes, é improvável que o resultado dos rendimentos da poupança se repita este ano. A aplicação deve fechar 2018 com ganho real entre 2% e 2,5%.

Leia também: Novo salário mínimo fica abaixo da inflação e brasileiro perde poder de compra

Diferença de rendimentos

Myrian Lund, professora dos MBAs da Fundação Getulio Vargas, destacou que existem dois tipos de rendimentos de poupança : um para depósitos feitos até 3 de maio de 2012 e outro para aplicações a partir de 4 de maio do mesmo ano. No caso dos primeiros investimentos, que rendem 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial, é vantajoso manter o dinheiro aplicado, segundo a planejadora financeira.

Já os depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012 são calculados com base na taxa básica de juros, a Selic, sempre que esta for igual ou menor que 8,5%. Em dezembro, e taxa foi definida em 7% ao ano, o menor nível da história.

Leia também: Uber chega a acordo de US$ 3 milhões para encerrar ação coletiva de motoristas

Em 2018, as aplicações mais antigas na poupança deverão render 6,17%, segundo Myrian. Já os investimentos mais novos (após 4 de maio de 2012) devem ter rendimento entre 4,55% e 4,9%. Nos dois casos, o ganho será maior que a inflação, projetada em 4% para este ano. “Se você quiser ganhar mais, vai ter que procurar um fundo multimercado ou fundo renda fixa. Mas isso só para quem é mais investidor porque, normalmente, exige um valor maior”, finalizou a planejadora financeira da FGV.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!