Tamanho do texto

Veja dicas de empreendedores que já percorreram um longo caminho nos negócios e que podem ajudar os novatos

Brasil Econômico

No empreendedorismo, ser consistente é essencial para o compromisso com a qualidade
iStock
No empreendedorismo, ser consistente é essencial para o compromisso com a qualidade

Todo mundo que empreende – especialmente aqueles que estão começando – acaba encontrando obstáculos ou dificuldades que acabam ensinando. Isso pode, claro, levar anos ou custar muito dinheiro, mas no fim das contas, as dificuldades acabam tornando empresários em pessoas melhores – e pessoas em empresários mais eficientes.

Mas, nem todos precisamos passar por todas as dificuldades possíveis para, enfim, aprendermos. Especialmente o empreendedor individual necessita absorver o conhecimento daqueles que já percorrem o caminho do empreendedorismo há anos. Por isso,  listamos algumas lições importantes que todos devemos saber sobre o mundo dos negócios.

1. Todo mundo começa do zero

Pode parecer óbvio, mas é preciso lembrar que as oportunidades que você tem hoje são todas, sem exceção, consequências daquilo que foi construído anos atrás, quando seu negócio estava no zero. O percurso do empreendedor permite que vá costurando sua rede de contatos, ganhando confiança, aprendendo a ser simpático e profissional. Talvez, você olhe para grandes empreendedores hoje e pensa que não poderia ser um deles. Mas, provavelmente, você só não possa ser um deles hoje. Neste momento.

2. Tenha compromisso com a qualidade

Não importa se seus clientes ou seus colegas sejam dois ou dois mil. Não importa se o material é para um grande ou pequeno cliente. Ser consistente é essencial para o compromisso com a qualidade. Já imaginou que você pode não ter muitas chances para conquistar seu público-alvo? Persista na qualidade, na frequência. Enfim, seja profissional em tudo.

LEIA MAIS:  Jovem cria negócio milionário com venda de brownies

3. Esteja preparado para o inesperado

Um pouco ambíguo? Pode parecer. Afinal, como vou me preparar para algo que vai me pegar de surpresa? Pois é, uma difícil tarefa, porém, necessária, já que os obstáculos vão aparecer assim que você se comprometer a alcançar uma meta. Planejar-se é preciso, contudo se prender a isso não vai te ajudar a sair do lugar quando um problema surgir à sua frente. Algumas vezes, temos de ter senso de humor (e haja flexibilidade!) para aquilo que sair das expectativas.

4. Não queira ser unânime

No mundo dos negócios (e na vida pessoal também), a tentativa de agradar a todos poderá tornar seu empreendimento algo medíocre. Seja firme em suas crenças, continue lutando por que você deseja – mesmo que outras pessoas apontem e façam críticas. Claro que alguns momentos exigem que conselhos sejam ouvidos, mas parar algo para tentar agradar o gosto alheio... É outra coisa. Não tenha medo e, acredite, um empreendedor encontra muitas pessoas enfurecidas no meio do seu caminho.

LEIA MAIS:  Executivo larga emprego e roda o mundo dando aula sobre empreendedorismo digital

5. Mudança, adaptação, aprendizado

Tenha essas três palavrinhas mágicas na cabeça. Elas vão te ajudar a caminhar por sua jornada de negócios com mais sabedoria. O empreendedorismo é algo orgânico, muda, cresce em um mundo que também está em constante transformação. Lembre-se: o que funcionou ano passado, pode não funcionar este ano.

*Com informações do site Entrepreneur

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas