A Ford encerra, nesta quarta-feira (30), a produção de caminhões em São Bernardo do Campo, Região do ABC paulista, São Paulo. Cerca de 650 profissionais serão desligados da multinacional norte-americana partir de quinta-feira (31).
Após 52 anos de atividade, a unidade, que em décadas passadas já concentrou toda a produção de automóveis da empresa no Brasil, atualmente era responsável pela fabricação de caminhões .
De acordo com a empresa, outros mil funcionários administrativos devem trabalhar até o mês de março de 2020, data em que serão realocados em São Paulo.
O fechamento da Ford , no entanto, não é surpresa. Em fevereiro deste ano, o grupo anunciou o fim da f ábrica em São Bernardo e a decisão de sair do segmento de caminhões na América do Sul. Já a produção de carro de passeio Fiesta acabou em julho, modelo que era produzido no Brasil desde 1996. Na época, foram demitidos 750 trabalhadores .
Durante a última assembleia com os trabalhadores da montadora, realizada no último dia 29, sindicalistas cobraram do governo federal a liberação de um financiamento do BNDES para a possível compradora da planta, a brasileira Caoa. Eles pediram aos trabalhadores atenção ao WhatsApp, por onde devem ser feitas convocações.
A ideia é que a unidade possa ser comprada pela Caoa e os funcionários sejam readmitidos. Mas, ainda não há acordo. O grupo é sócio no Brasil da marca chinesa Chery, além de produzir e vender veículos da Hyundai.
A Fábrica de São Bernardo do Campo foi adquirida pela Ford há 52 anos, após a aquisição da Willys Overland Brasil. Nela foram produzidos vários ícones da indústria automobilística, como Corcel, Escort, Ka e Fiesta.