Os comerciantes já esperavam, mas agora que os primeiros dados consolidados começam a ser divulgados, a expectativa vai se confirmando: a Páscoa de 2018 realmente foi maior do que a de 2017.
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Segundo dados divulgados pela Boa Vista SCPC, os consumidores gastaram nesse ano 3,2% a mais do que em 2017. Os números foram coletados a partir de uma consulta realizada ao banco de dados do SCPC com abrangência nacional, entre 26 de março e 1º de abril de 2018 e comparados às consultas realizadas entre 10 e 16 de abril de 2017.
Por se tratar da primeira grande data comemorativa do ano para o comércio , os números da Páscoa eram aguardados pelo mercado para confirmar a tendência de crescimento do setor. Feito isso, a expectativa é que o movimento nas próximas festividades como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados também seja maior do que nos anos anteriores.
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Em comparação aos outros anos analisados pela série histórica desde 2008, porém, o crescimento não foi dos maiores, o que significa uma recuperação ainda tímida depois da forte recessão de 5,8% que acometeu o setor em 2016.
Otimismo do comércio
O crescimento em relação a 2017 também está atrelado às novas estratégias de vendas dos comerciantes varejistas. Nesse ano, mais opções estiveram à disposição dos consumidores nas gôndolas dos supermercados. Além de oferecer ovos de chocolate de menor gramatura, o setor também apostou na variedade de opções, sobretudo, para crianças, já que a experiência dos últimos anos confirmou que elas são as últimas a serem cortadas da lista de presentes.
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Com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, com redução na inflação e nos juros, e recuperação do mercado de trabalho, o comércio deve continuar em tendência de alta para além da Páscoa
. Em 2017, o consumo das famílias cresceu 1% e a expectativa é de que os gastos desse setor sejam 5% em 2018, o que representaria um gasto de R$ 124,2 bilhões a mais para o consumo ao longo do ano, sendo que uma boa fatia disso será abocanhada pelo comércio.