Tamanho do texto

Bandeiras dos supermercados vão variar conforme a região geográfica

Walmart arrow-options
Divulgação
Um ano após mudar de novo, Walmart vai abandonar a marca no Brasil

Um ano após o fundo de investimento Advent comprar 80% do braço do Walmart no Brasil, a empresa anunciou nesta segunda-feira (12) que vai abandonar a marca Walmart. A companhia vai se chamar Grupo BIG e, nos próximos 18 meses, investirá mais de R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação de suas lojas.

As bandeiras dos supermercados vão variar conforme a região geográfica. Nas regiões Sul e Sudeste, passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste todos os hipermercados serão BIG Bompreço. "A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores" disse o grupo em nota.

Leia também: Brasil deve retomar grau de investimento em breve, diz ministro

Pressionado pelas perdas no Brasil, o Advent também prepara a venda da operação no País, em fatias. A rede no Nordeste, com 59 supermercados e 38 hipermercados, foi oferecida a um concorrente, segundo Lauro Jardim, colunista do Jornal O GLOBO .

Enquanto não consegue passar o negócio adiante, o Advent prepara outras mudanças além das novas bandeiras. A empresa já está ampliando em 30% o sortimento e implementando uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados .

Já o Sam’s Club , que também pertence ao grupo, terá dez novas lojas em um ano. A primeira será  inaugurada no início do segundo semestre e, até o fim do ano, mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club .

Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São sete bandeiras entre hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias.

Leia também: Prévia do PIB recua no segundo trimestre e indica início de recessão técnica

O grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo de alimentos do Brasil. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil . O Walmart, que mantém a marca nos EUA, mantém uma participação de 20% na empresa.