A Uber anunciou nesta terça-feira (16), que a cobrança da taxa de cancelamento das corridas mudaram. Segundo a empresa, o valor cobrado passa a ser calculado com base no tempo e na distância percorrida pelo motorista desde a solicitação da viagem até o momento da suspensão feita pelo cliente. Além disso, o prazo para o passageiro cancelar a solicitação sem que haja qualquer cobrança foi reduzido de cinco para dois minutos. As alterações já estão valendo.
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Até segunda-feira (15), o valor da taxa de cancelamento da Uber era fixo: quem desistiua da corrida precisava pagar R$ 7 à companhia. Agora o usuário será informado do valor a ser cobrado pela suspensão da viagem no ato do cancelamento. Essa informação será dada antes de confirmar o cancelamento, para que o cliente escolha se vai ou não seguir com a ação.
No entanto, a empresa afirma que haverá um limite mínimo e máximo de cobrança, de acordo com o serviço utilizado. Confira a tabela:
Se o motorista cancelar a corrida
, depois de esperar o passageiro no local de embarque por cinco minutos, também será cobrada a taxa de cancelamento do usuário, para reembolsar o tempo perdido pelo condutor.
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Já se o motorista que cancelar a viagem ou desviar do caminho e obrigar o passageiro a suspender a corrida, a empresa não foi informa se haverá alguma penalidade aplicada ao motorista.
Caso discorde da taxa, o usuário poderá utilizar este link para pedir ajuda.
Para verificar se houve cobrança por cancelamento, o usuário deve:
- Clicar no ícone de menu e depois em “Suas viagens”
- Selecionar “Anteriores” e selecionar a viagem cancelada
- Clicar em “Recibo”
- Se houve cobrança da taxa de cancelamento, esta vai aparecer no recibo
- Do contrário, o preço da viagem vai ser informado como “0”