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Desde que começou a funcionar, programa da Anatel recebeu o cadastro de 328 mil linhas; aprenda o passo a passo para deixar de receber as chamadas

A quantidade de consumidores que não querem receber chamadas indesejadas de telemarketing impressiona. Em pouco mais de 12 horas de funcionamento, a plataforma on-line "Não me Perturbe" -  ativada nesta terça-feira (16) - já recebeu o cadastro de 328 mil linhas telefônicas. Deste total, 247 mil já efetivaram o bloqueio da linha, que deve ser feito em até 30 dias.

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Plataforma da Anatel permite que ligações de telemarketing de algumas empresas sejam bloqueadas

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindTelebrasil), a plataforma tem recebido, em média, 13 mil acessos simultâneos. Este bloqueio serve para que os consumidores não recebam ligações de telemarketing  das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

Dentro do site, o consumidor deve informar seus dados pessoais (nome, CPF e e-mail) para criar o cadastro. Uma vez ativado, o internauta seleciona de quais empresas não quer mais receber chamadas . Se preferir, pode optar por não receber contato de nenhuma das empresas listadas. O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estudos de mercado estimam que ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil tem por objetivo a venda de serviços de telecomunicações. Atualmente, o Brasil tem 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel.

Como funciona o cadastro

  • Onde cadastrar

Basta  entrar no site  do Não Me Perturbe e informando o número do CPF do titular da linha, o usuário vai poder cadastrar quantas linhas tiver em seu nome para não receber chamadas de telemarketing. Para saber o passo a passo, clique aqui .

  • Quem pode ser bloqueado

A proposta é que se possa bloquear as ligações de uma operadora, várias ou todas. Também deve ser oferecida a possibilidade de bloqueio por tipo de serviço (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura). Não se sabe se todas as funcionalidades estarão disponíveis já na terça-feira. Vale lembrar que o cadastro só é válido para chamadas feitas por empresas de telecomunicações.

  • Prazo para bloqueio

Após o cadastro do número, haverá um prazo para início do bloqueio efetivo, estimado em 30 dias.

  • Dias e horários

As empresas do setor se comprometeram a realizar ligações em dias úteis entre 9h e 21h, e nos sábados das 10h às 16h. Estão proibidas as chamadas para oferta de serviços em feriados nacionais e aos domingos.

  • Limites

Na carta-compromisso assinada pelas empresas, cada operadora pode fazer até três ligações por dia para o consumidor, salvo aquelas por solicitação ou com autorização do usuário.

  • Ligações que caem

A Anatel estuda como combater as ligações mudas, feitas por robôs, que caem quando o consumidor atende, mesmo que originadas por outros setores.