A quantidade de consumidores que não querem receber chamadas indesejadas de telemarketing impressiona. Em pouco mais de 12 horas de funcionamento, a plataforma on-line "Não me Perturbe" -  ativada nesta terça-feira (16) - já recebeu o cadastro de 328 mil linhas telefônicas. Deste total, 247 mil já efetivaram o bloqueio da linha, que deve ser feito em até 30 dias.

Plataforma da Anatel permite que ligações de telemarketing de algumas empresas sejam bloqueadas
shutterstock
Plataforma da Anatel permite que ligações de telemarketing de algumas empresas sejam bloqueadas

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindTelebrasil), a plataforma tem recebido, em média, 13 mil acessos simultâneos. Este bloqueio serve para que os consumidores não recebam ligações de telemarketing  das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

Dentro do site, o consumidor deve informar seus dados pessoais (nome, CPF e e-mail) para criar o cadastro. Uma vez ativado, o internauta seleciona de quais empresas não quer mais receber chamadas . Se preferir, pode optar por não receber contato de nenhuma das empresas listadas. O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estudos de mercado estimam que ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil tem por objetivo a venda de serviços de telecomunicações. Atualmente, o Brasil tem 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel.

Como funciona o cadastro

  • Onde cadastrar

Basta  entrar no site  do Não Me Perturbe e informando o número do CPF do titular da linha, o usuário vai poder cadastrar quantas linhas tiver em seu nome para não receber chamadas de telemarketing. Para saber o passo a passo, clique aqui .

  • Quem pode ser bloqueado

A proposta é que se possa bloquear as ligações de uma operadora, várias ou todas. Também deve ser oferecida a possibilidade de bloqueio por tipo de serviço (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura). Não se sabe se todas as funcionalidades estarão disponíveis já na terça-feira. Vale lembrar que o cadastro só é válido para chamadas feitas por empresas de telecomunicações.

  • Prazo para bloqueio

Após o cadastro do número, haverá um prazo para início do bloqueio efetivo, estimado em 30 dias.

  • Dias e horários

As empresas do setor se comprometeram a realizar ligações em dias úteis entre 9h e 21h, e nos sábados das 10h às 16h. Estão proibidas as chamadas para oferta de serviços em feriados nacionais e aos domingos.

  • Limites

Na carta-compromisso assinada pelas empresas, cada operadora pode fazer até três ligações por dia para o consumidor, salvo aquelas por solicitação ou com autorização do usuário.

  • Ligações que caem

A Anatel estuda como combater as ligações mudas, feitas por robôs, que caem quando o consumidor atende, mesmo que originadas por outros setores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!