O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou na manhã deste sábado (18) que o grupo espanhol Globalia, dono da Air Europa , vai fundar uma nova empresa de aviação no Brasil.
Leia também: Bolsonaro comemora entrada de empresa aérea europeia no Brasil
A empresa aérea será a primeira após a publicação da medida provisória 863/2018, que abre o setor aéreo ao capital estrangeiro, hoje limitado em 20%. De acordo com o ministro, a outorga será pedida nos próximos dias.
“Importante para equilibrarmos oferta de voos e reduzir preço da passagem”, destaca Freitas. “Obtendo outorga, ela vai contratar pilotos e tripulação brasileira, gerando empregos, concorrência no setor e novos investimentos no país”, completa.
Na última quarta-feira (15), em audiência na Comissão de Viação e Transportes
da Câmara dos Deputados, o secretário nacional de Aviação Civil substituto, Carlos Eduardo Resende Prado, pediu que o Congresso vote a MP sem as modificações feitas na comissão mista.
Leia também: Solução para crise da Avianca é nova empresa no mercado, diz presidente da Anac
A comissão havia incluído no texto original, que foi enviado pelo governo, a volta da franquia mínima de bagagem no transporte aéreo, além da exigência para que empresas operem ao menos 5% de seus voos em rotas regionais por, no mínimo, dois anos.
A medida provisória tem até quarta-feira (22) para ser votada na Câmara e no Senado. Caso contrário, perde a validade.