A Avianca Brasil atualizou, nesta segunda-feira (15), sua lista de voos cancelados. No último sábado (13), a companhia aérea já havia antecipado que, até o meio desta semana, pelo menos 150 voos seriam suspensos .
Hoje, a empresa divulgou nova lista, que contém o total de voos cancelados até o próximo sábado (20): 304 ao todo. Como justificativa para os cortes, a Avianca , que está em processo de recuperação judicial desde o ano passado, alega redução de sua frota.
"A Avianca Brasil informa que, devido a uma possível redução da sua frota e visando minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros, decidiu efetuar cancelamentos pontuais de voos conforme lista , que será atualizada diariamente de acordo com eventuais ajuste", diz a nota no site da companhia aérea .
Os voos suspensos têm origem e destino em diversas regiões de todo o Brasil. Nos links a seguir, é possível consultar a lista completa ou acessar um voo em específico . A empresa avisa que, caso o voo procurado não esteja na lista, ele está automaticamente confirmado, e não é precisso que os clientes tomem nenhuma providência.
Meu voo está na lista, e agora?
Se seu voo foi cancelado e sua passagem foi comprada através do site da companhia, por aplicativo, call center
ou lojas da Avianca Brasil, é possível solicitar o reembolso em um formulário neste link
. Já se o voo aparece na lista, mas a passagem foi adquirida por meio de uma agência ou site de viagem, será necessário entrar em contato diretamente com essas empresas.
Voos internacionais da Avianca foram descontinuados
Além dos voos nacionais cancelados, a empresa também descontinuou, em primeiro de abril, voos internacionais, que partiam de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Santiago do Chile, Miami e Nova York. De acordo com a companhia, esse tipo de voo foi retirado de circulação para "garantir a sustentabilidade do negócio e manter a excelência do atendimento, que está em nosso DNA."
Que tinha passagem para um desses destinos será procurado pela Avianca e poderá escolher entre reembolso integral ou reacomodação em um voo de companhia aérea parceira. Para os passageiros que optarem pelo reembolso, o estorno do valor cobrado será realizado em até sete dias de duas formas:
- Para bilhetes pagos com cartão de crédito, o estorno deve vir na próxima fatura;
- Para bilhetes pagos com boleto bancário, o dinheiro será depositado na conta corrente indicada.
Caso a Avianca ainda não tenha entrado em contato para resolver cada caso de voo descontinuado, basta aguardar. Segunda a empresa, os clientes estão sendo contatados em ordem cronolófica, ou seja, "aqueles que tiverem voos marcados para datas mais próximas serão contatados antes. Temos um time dedicado trabalhando incansavelmente para garantir sua viagem e minimizar ao máximo o impacto em sua programação."
Para solicitar o estorno antes mesmo de ser contatado, basta acessar o formulário e selecionar “Cancelamento de voo gerado pela Avianca ”.