A linha Barbie Fashionistas de 2019, lançada nesta sexta-feira (15) pela Mattel, ganhou uma coleção de bonecas com variados tons de pele, estilos de cabelo e formas físicas. A principal novidade, porém, ficou por conta das versões de cadeira de rodas e com prótese de perna, criadas para representar as crianças portadoras de deficiência.
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Entre os modelos lançados, há bonecas mais curvilíneas, fugindo do padrão clássico da Barbie loira e magra, e um Ken negro com cabelo crespo. Segundo a Mattel, a ideia é que, com versões mais diversas das bonecas, as crianças tenham a oportunidade de escolher aquela que mais lhes representa.
“Há 60 anos, Barbie é um reflexo da cultura e da moda e isso é fundamental para a relevância contínua da marca. Nosso objetivo, ao desenvolver a Barbie para a próxima geração, é continuar sendo a linha de bonecas mais diversificada do mercado”, comentou Kim Culmore, vice-presidente de design da Barbie na Mattel.
Segundo o executivo, os novos modelos foram incluídos no portfólio da marca para representar melhor as pessoas e o mundo que as crianças veem ao seu redor. “Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é um componente essencial de nosso processo de design e estamos orgulhosos por saber que as crianças de hoje conhecerão uma imagem diferente da marca”, diz.
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As novas bonecas ainda não estão disponíveis no Brasil, mas devem chegar às maiores varejistas ao longo deste ano. Os modelos devem custar, de acordo com a Mattel , de R$ 89,99 até R$ 149,99. A boneca mais cara deve ser a Barbie cadeirante.
Mudança de comportamento
Criticada pelo padrão rígido que as bonecas simbolizavam (loira, magra, alta e com cabelos lisos), a Mattel começou a caminhar em direção à inclusão há poucos anos. Em 2016, a marca incluiu três novos tipos de corpo – baixo, alto e curvilíneo – a sua linha Fashionistas, além de uma variedade de tons de pele, estilos de cabelo e roupas. No ano seguinte, lançou a primeira Barbie com hijab , um tipo de véu islâmico.
Além da diversidade étnica e física, a Mattel também começou a falar sobre empoderamento feminino em suas campanhas publicitárias. A empresa foi responsável pela ação "Imagine the possibilities" ("Imagine as possibilidades", em tradução livre), um vídeo reproduzido nas TVs norte-americanas que mostra meninas em situações reais que contrariam a imagem de futilidade tradicionalmente ligada à boneca.
Nos momentos representados, as crianças estão como professoras, paleontólogas, veterinárias e empresárias, surpreendendo as pessoas presentes. "Quando uma menina brinca com Barbie, ela imagina tudo que pode se tornar. Você pode ser qualquer coisa”, diz a mensagem final do vídeo.
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Foi pensando nisso que a empresa lançou, em junho do ano passado, a Barbie engenheira robótica para incentivar meninas a aprender programação. Antes disso, em março, foi lançada linha Barbie Mulheres Inspiradoras, que homenageava ícones femininos como Frida Kahlo, a cientista espacial Katherine Johnson e a diretora Patty Jenkins, do filme Mulher-Maravilha.