Brasil Econômico

Com bancos fechados, operações podem ser feitas no internet banking, em aplicativos ou pelo telefone
Elza Fiuza/Agência Brasil
Com bancos fechados, operações podem ser feitas no internet banking, em aplicativos ou pelo telefone

Os bancos voltam a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (26) após o feriado de Natal. Na última semana do ano, o atendimento para os consumidores será feito até quinta-feira (28). Na sexta-feira (29), as instituições estarão fechadas para os clientes, funcionando apenas para serviços internos, de acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Leia também: Estimativa da inflação cai pela quinta vez seguida e chega a 2,78%, aponta BC

Os consumidores podem realizar nesta terça-feira nos bancos o pagamento das contas de consumo, como água, luz, telefone e de TV a cabo, assim como os carnês que tinham como prazo de pagamento para 25 de dezembro. O mesmo vale para as contas que vencem no dia 1º de janeiro. Segundo a Febraban, elas poderão ser pagas no dia 2 de janeiro sem a incidência de multa por atraso.

Leia também: Prazo para saque do abono salarial de 2015 termina nesta quinta-feira

Você viu?

Os tributos, por sua vez, já vêm com data ajustada em relação ao calendário de feriados estaduais e municipais. No caso de boletos bancários, os clientes também podem realizar o agendamento por meio de canais eletrônicos ou fazer pagamentos pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

As operações podem, ainda, ser efetuadas em locais como casas lotéricas, agências dos Correios, supermercados e estabelecimentos comerciais credenciados. Também é possível utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e o banco por telefone para pagar as contas que possuem código de barras.

Pagamento de boletos vencidos

A Febraban deverá retomar em 2018 o cronograma de implementação do sistema que permite pagar boletos vencidos em qualquer banco. A próxima etapa prevê a liberação do pagamento de boletos com valores a partir de R$ 500 em qualquer agência. Ela estava prevista para iniciar em outubro, mas o prazo foi estendido por conta da grande quantidade de documentos bancários no país.

Leia também: Nova lei obriga lojas a exibirem preços com mais clareza na internet

O sistema para as agências aceitaram boletos de outros bancos deverá passar por outra etapa para os documentos com valores a partir de R$ 200 para, em seguida, aceitar pagamentos de qualquer valor. As novas datas das próximas etapas do cronograma ainda não foram divulgadas.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!