Quem vê Edu Guedes apresentado o programa “Melhor pra você”, da RedeTV!, não imagina que um dos profissionais de gastronomia mais famosos do país está na profissão por acaso. Formado em administração de empresas pela FMU, Edu tinha futuro promissor quando começou a trabalhar no BankBoston – na época, presidido por Henrique Meirelles, hoje ministro do Planejamento – como estagiário na área de recursos humanos. Porém, uma licença não remunerada e uma viagem para a Itália mudou o destino do paulistano. Foi lá, estudando o mercado e pensando em ideias para empreender no Brasil, que Edu resolveu dar a guinada na carreira.
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“Viajava com a família para a Itália e vi os negócios que tinham lá e não tinha aqui. Vi que havia muitas sorveterias e tive a ideia de trazer para cá”, revelou Edu Guedes ao apresentador Marcos Scaldelai, do programa Pra Frente Sempre, da TV iG. “Montamos eu, minha mãe e meu padrasto, o projeto começou em 1994, abrimos a primeira loja, a Stuppendo, em 1996. Nesse período, fui para a Itália aprender a fazer sorvete, estudei gelateria e pasticheria em Bologna para poder entender perfeitamente o processo”.
O sucesso e a excelência no preparo dos gelatos levou Guedes a alçar novos voos com a marca: “Comecei a fazer marcas próprias, como o Pão de Açúcar. E venci um grande desafio, já que desenvolver o produto sorvete te dá base para desenvolver qualquer coisa pois, por ele congelar as papilas gustativas, é difícil diferenciar os sabores”.
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Início na TV
Paralelo ao sucesso com a Stuppendo vieram as primeiras aparições na TV. Na época, a porta de entrada foi a TV Gazeta: “Em 1997 ganhei um prêmio na Itália, ficando em segundo lugar em um concurso, e dei entrevista em uma série de emissoras. Um deles foi o programa Mulheres, com a Claudete Troiano. Fiz uma receita, ficou boa e fui convidado a fazer outras. Teve uma aceitação boa e a Claudete me aconselhou a investir nisso. Fiz isso até 1999”.
Em 2000, Claudete foi contratada pela Record e indicou Guedes, que ficou na emissora da Barra Funda por 15 anos. Lá, além das receitas, aprendeu uma nova faceta que o acompanha até hoje as propagandas. No início, recebia uma comissão de anúncios feitos junto com a apresentadora, e depois trilhou sozinho por esse caminho, tornando-se um dos principais nomes do segmento.
“Hoje trabalho para 23 empresas fazendo propagandas, em contratos anuais. Alguns são simplesmente propaganda e outros viraram royalties, com 420 produtos com a minha marca. Já vendi 140 milhões de produtos licenciados”.
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Renda diversificada e independência
Além das atividades na TV e do sucesso no mercado publicitário, Edu também possui 28 livros lançados, em diferentes editoras, e uma pequena produção agropecuária no interior de São Paulo. Também tem um projeto social: um caminhão-estúdio que percorre o país ensinando receitas para que as pessoas possam vender.
Hoje Edu administra sua própria carreira e negocia diretamente com parceiros comerciais e contratantes. E mesmo multimídia, tem tempo para ficar com a família: “tenho uma filha de 7 anos. Meu contrato já prevê tempo para levá-la para a escola e ter duas tardes livres por semana para buscá-la e ficar com ela” diz.
Entre os fatores para seu sucesso como empreendedor, Edu destaca duas coisas: a coragem para mudar de carreira e fazer o que gosta. “Se tivesse ficado no banco, poderia ser o dono, mas não seria feliz como sou hoje. Não é fácil acordar às 5 da manhã para trabalhar, mas amo o que faço”.
*Dante Baptista, especial para o Brasil Econômico.