
Uma estratégia omnichannel ou multicanal, significa integrar todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa, como lojas físicas, sites, aplicativos e redes sociais, para criar uma experiência de compra unificada e consistente para o cliente. O objetivo é que ele possa interagir com a marca de forma fluida e sem interrupções, independentemente do canal que escolher.
Um exemplo prático dessa estratégia é quando o consumidor compra online e pode retirar em uma loja física próxima à sua casa. Aliada a essa logística, ele também pode entrar e contato com a empresa pelo próprio site via chat, por WhatsApp ou ainda por telefone, se preferir.
Por que uma estratégia omnichannel é importante no funil de vendas?
Já falei inúmeras vezes que no cenário dinâmico do ambiente digital, a busca por estratégias de marketing personalizadas é um ponto fundamental para qualquer negócio que queira se estabelecer e se destacar entre a concorrência.
Para conseguir entender a relevância de uma estratégia omnichannel no funil de vendas, precisamos primeiro analisar a mudança no comportamento dos consumidores. Já sei foi o tempo em que as compras eram feitas, em sua maioria, apenas em lojas físicas.
A transformação digital mudou completamente esse cenário. Os consumidores de hoje têm um comportamento de compras que flui entre diferentes canais, sejam eles físicos ou online.
Uma estratégia omnichannel aplicada ao funil de vendas reconhece e abraça essa realidade, proporcionando ao consumidor uma experiência fluida em todos os pontos de contato.
Integração dos canais no funil de vendas
Em se tratando de funil de vendas, os consumidores podem entrar em contato com sua marca em diferentes estágios. Por isso, a estratégia omnichannel possibilita a integração perfeita dos canais, desde a consciência até a conversão.
Isso quer dizer que ele pode começar por uma rede social, passar para o WhatsApp e finalizar em uma loja física, por exemplo.
Com amor
Raquel
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG