Existem alguns livros de finanças e de prosperidade que já podem ser, com certeza, considerados um clássico. Livros como “Pai Rico, Pai Pobre”, ou “Os segredos da mente milionária” são grandes exemplos de livros que não importa quando foram lançados, sempre serão leituras obrigatórias.

Mulher olha livro na Barnes & Noble, em Pasadena
Reuters
Mulher olha livro na Barnes & Noble, em Pasadena

Finanças: Como se organizar para pagar os estudos dos filhos?

Mas, e além destes? Quais livros que toda pessoa que quer ter sucesso financeiro e pessoal precisa ler?

Esse, possivelmente, é um problema que cerca a vida de muitas pessoas. Apesar dos grandes clássicos sobre finanças, investimentos, riqueza, etc. serem bastante conhecidos, alguns outros livros, essenciais para a nossa vida, não tem uma fama muito grande e acabam por serem desconhecidos para uma grande parcela de brasileiros.

Por isso, o intuito desse artigo é te apresentar 3 livros sobre sucesso e finanças que você precisa ler, mas que não são exatamente tão conhecidos, são eles:

O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Benjamin Graham foi nada mais nada menos do que um dos mais influentes investidores americanos do século passado. A sua primeira publicação, inclusive, teve sua primeira foi no ano de 1949, mas, devido ao seu grande sucesso, foi republicado diversas vezes, permanecendo relevante até hoje.

Apesar de já fazer mais de sessenta anos desde a sua primeira publicação, a obra ainda é bastante útil para aqueles que desejam investir em mercados que exigem mais especulação, e, por mais que tenha feito grande sucesso, não são muitas as pessoas que a conhecem e que aproveitam de todo o conteúdo que ela oferece. Por isso, ela é a primeira de nossa lista.

Graham elaborou em seu livro um grande método a ser seguido para se investir em títulos do governo e ações, que tinha seu foco na interpretação do real valor dos ativos financeiros — o que ele definiu como valor intrínseco. Esse método, porém, é um método tanto lógico quanto rigoroso, por isso, não vá pensando que irá encontrar um livro que fala de atalhos.

Graham passa ainda ensinamentos sobre como tirar proveito de toda a movimentação dos mercados especulativos, sem que acabemos seguindo pela direção errada. Ensinamentos, aliás, que influenciaram e influenciam muitos dos grandes investidores que temos hoje no mercado financeiro.

Bitcoin: 3 criptomoedas além da Bitcoin para conhecer!

Warren Buffett, um investidor multibilionário e uma das pessoas mais ricas do mundo, é um dos influenciados. Segundo ele, Graham foi um dos principais mestres para o seu sucesso financeiro.

Aliás, uma curiosidade: o livro “O Jeito Warren Buffett de Investir”, de autoria de Robert Hagstrom, apesar de ter o nome de Warren Buffett, é um livro que basicamente segue muito dos ensinamentos do Graham.

Você viu?

A arte de pensar claramente, de Rolf Dobelli

Apesar de ser um best-seller, esse livro também é um dos vários livros que não repercutem tanto entre os brasileiros. Mas deveria.

“A arte de pensar claramente” é um livro que reúne uma série de informações muito interessantes, e aborda um dos principais problemas do ser humano, mas que não é percebido facilmente: os erros que ocorrem devido à nossa falta de percepção.

Dobelli faz um trabalho maestral: a partir de várias pesquisas em economia comportamental, psicologia e neurociência, apontou 52 erros de pensamentos em seu livro que nos levam a tomar decisões erradas em nossa vida.

A motivação para ter feito esse livro foi a crise de 2008, onde o próprio autor percebeu que houve uma série de erros na própria racionalidade dos seres humanos que os induziram a tomar decisões erradas.

E, justamente por isso, não importa se você é um investidor, um grande empreendedor, ou apenas uma pessoa comum: se você quer melhorar a forma como toda decisões e evitar cair em armadilhas de seu próprio pensamento, o livro de Dobelli não pode ficar de fora da sua lista.

A lei do triunfo, de Napoleon Hill

Sinceramente, não sei se este livro é um livro muito conhecido por brasileiros, ou não. Mas deixar de citá-lo num artigo falando sobre sucesso seria heresia.

“A lei do triunfo”, de Napoleon Hill, é uma leitura obrigatória para quem pensa em terminar a sua vida sendo alguém bem-sucedido. Diria mais do que obrigatória: é uma necessidade.

A história do livro é bem particular. Napoleon Hill, financiado por Andrew Carnegie, ficou 2 décadas vivendo ao lado dos 500 milionários mais importante da época de 1908 em diante. Pesquisou mais do que a vida destes milionários, mas também seus hábitos e tudo o que podia tirar de diferente do cotidiano deles. O resultado de toda essa pesquisa culminou em seu livro.

Investimentos: entenda porque a liquidez é importante

E é por isso que “A lei do triunfo” é mais do que um livro de auto-ajuda: é um livro que documentou a realidade das pessoas de sucesso e que é praticamente um guia para todas as pessoas que querem crescer.

Todas as pessoas de sucesso, até mesmo sem perceber, acabam por seguir alguma das lições postas neste livro. E é por isso que, independente se estamos em 1900 ou em 2017, o livro de Napoleon Hill continua sendo um dos livros mais influentes no que se diz respeito a enriquecimento pessoal, profissional, e financeiro.

É um dos livros mais importantes desta lista, e, se você nunca o leu, já chegou a hora de começar!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!