Networking é uma palavra frequentemente usada por empreendedores e empresários para se referirem a geração de novas oportunidades de negócios para suas próprias empresas. Muitas vezes a definição dessa palavra não se faz clara para a maioria.

Para alguns trata-se de reunir um enorme banco de dados com nomes, e-mails e telefones; para outros é a oportunidade de estar com pessoas face-a-face e prospectar negócios. Há quem veja essa ação simplesmente como um bate-papo sem algum objetivo ou foco específico.

Há 34 anos um empresário se especializou no assunto e atualmente é reconhecido mundialmente como o mestre do Networking Profissional: Ivan Misner, após anos de estudo, definiu o assunto da seguinte forma:

Networking é o processo de desenvolvimento e ativação dos seus relacionamentos para aumentar seus negócios, ampliar seu conhecimento, expandir sua esfera de influência, ou servir sua comunidade.  É fato que pessoas que entendem essa definição e a utilizam de forma sistemática e constante apresentam resultados claramente substanciais para suas empresas e seus negócios.

Networking Profissional é uma mudança de paradigma. É trocar “contatos” por “relacionamentos”.

É deixar de ser só mais um caçador solitário na selva empresarial para se tornar um agricultor do seu terreno, e também ajudar a semear o terreno do “vizinho”. Networking profissional significa ajudar pessoas a terem mais negócios. Sim! Você entendeu corretamente! Quer ter mais sucesso? Ajude pessoas em seus negócios e a Lei da Reciprocidade se fará presente no seu dia a dia empresarial.

Entenda melhor

Para ser um agricultor, cultive relacionamentos verdadeiros, constantes, relevantes para ambas as partes. Seja autêntico em sua intenção de ajudar os outros. O fluxo passa a acontecer de forma consistente, como uma engrenagem que gira para todos os lados, alimentando uma máquina de forma sustentável. Ser um agricultor é abrir mão de investir tempo em prospecções frias, com pouca efetividade, para investir tempo nos relacionamentos que te ajudarão a crescer.

Em essência, Networking é parte do processo pela qual você passa para construir um negócio à base de referências qualificadas de negócios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!