Saiba como Empreender e ter Sucesso
shutterstock
Saiba como Empreender e ter Sucesso

A primeira coisa a se fazer, é deixar o improviso de lado. Toda ação de Empreender exige planejamento prévio, conhecimento de todas as variáveis envolvidas e primordialmente saber aproveitar as oportunidades  e boas ideias com inteligência e objetividade.

Empreender não é apenas uma ação individual. Empreender envolve pessoas, funcionários, clientes, fornecedores e toda uma corrente de participantes que devem trabalhar de forma integrada com objetivos e prazos definidos.

Empreender significa correr riscos, significa caminhar em períodos de incerteza, significa buscar o novo. Uma forma de mitigar estas preocupações, é apostar em um segmento com o qual se tenha relativa afinidade. Empreender mesmo em atividade de pequeno porte exige Planejamento, exige Plano de Negócios, exige Planejamento Financeiro, exige Planejar cada Real a ser gasto e relativo conservadorismo com as previsões de receitas e conquista de mercado.

 Não seja otimista demais, seja objetivo e realista em suas previsões de entradas de receitas a fim de não ser surpreendido em seu Fluxo de Caixa de curto e médio prazo. Defina seu público-alvo, defina sua região de atuação, defina os produtos ou serviços a serem oferecidos. Ofereça produtos e serviços com diversificação moderada no início das suas operações. Não queira fazer e oferecer tudo ao mesmo tempo. Estruture sua empresa para realizar atividades com qualidade e, após vencido os desafios iniciais da consolidação da empresa, lance novos produtos e serviços. Um passo de cada vez continua sendo um excelente balizador ao Empreendedor iniciante .

Você viu?

Defina com clareza também o Capital a ser investido em instalações e estruturação da empresa. Isso é fundamental para se definir o tempo de retorno sobre o investimento (Payback) e assim já poder concluir logo no início do planejamento o seu fôlego financeiro até se atingir o Ponto de Equilíbrio em suas operações. Se possível, procure não misturar suas necessidades financeiras pessoais antes da consolidação da sua atividade empreendedora . Esta fórmula não costuma trazer bons resultados, portanto é essencial estabelecer um mínimo de reserva financeira para os compromissos pessoais antes de contar com os recursos que sua empresa gerará. Isso significa ter Capital de Giro. Isso significa Planejamento.

Para Empreender, defina claramente suas metas

Defina sua metas para melhor Empreender
shutterstock
Defina sua metas para melhor Empreender

Estabeleça metas claras e possíveis de atingi-las. Antes de ser grande, você precisa consolidar sua atividade em bases sólidas, você precisa se tornar médio e sedimentar sua estrutura  para crescer de verdade. Seja responsável e prático em suas decisões. Saiba arriscar, mas arrisque pautado em um plano de ação que evidencie recursos e prazos dentro dos seus objetivos.

Citando o autor William Baumol (2002): ¨O Empreendedor é a máquina de Inovação do livre mercado”., sendo assim para Empreender com segurança, organize-se, converse com profissionais experientes, não tenha vergonha de perguntar e aprender com a experiência dos outros. Estes poderão lhe mostrar também sobre o que não fazer, quais os erros a serem evitados. Cerque-se de pessoas preparadas, pois para Empreender é fundamental uma equipe que apoie com ideias e críticas construtivas.

Por fim, para Empreender e Ter Sucesso, você precisa ter propósito e persistência. Não espere retorno rápido. Seja resiliente, seja focado, seja objetivo e aposte na sua ideia e não esqueça: no atual ambiente de crise que vivemos, a oportunidade de Empreender pode fazer toda a diferença.

Na próxima Coluna falarei sobre Empreender e Inovar encontrando soluções para pequenos ou grandes problemas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!