A construção de uma cultura organizacional sólida e coesa
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A construção de uma cultura organizacional sólida e coesa


Ao contemplar uma árvore, cada flor e fruto, cada galho, o tronco cheio de marcas e a força e beleza da suas raízes, é impossível não ficar admirado. Assim como os frutos amadurecem sob o sol e a chuva, tempestades, diferentes fases, também nós, através dos desafios e alegrias da vida, trilhamos o caminho do crescimento e da transformação. E no mundo corporativo não é diferente. Cada fruto e flor, isto é, os resultados, são prova de todo um processo interno da empresa que teve início em suas raízes, precisou ser cuidado, regado, podado até crescer e multiplicar.

Entender a relação da base da empresa, como ela cuida de seu colaborador desde a raiz, passando pelo tronco, isto é toda a experiência desse colaborador até chegar nos ramos e finalmente nos frutos nos ajuda a identificar a força que existe no  endomarketing como base para o employer branding nas organizações.

Mais do que meras estratégias de comunicação interna, as ações de endomarketing representam um investimento naquilo que é mais valioso para qualquer organização: seus colaboradores. Colaboradores engajados são 81% mais propensos a permanecer na empresa, segundo a Gallup.

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é um conjunto de estratégias e ações que visam melhorar o ambiente de trabalho e promover o engajamento dos colaboradores. Por meio de canais de comunicação transparentes, feedbacks constantes e oportunidades de desenvolvimento profissional, os colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos, impulsionando sua motivação e produtividade. O endomarketing serve como alicerce para a construção de uma cultura organizacional sólida e coesa.

Seguindo nossa analogia, se o endomarketing representa a raiz que nutre a empresa, a experiência do funcionário (employee experience) é o tronco forte que a sustenta. Experiência do funcionário abrange tudo o que um colaborador vivencia dentro da empresa, desde o processo de recrutamento e seleção até o desligamento. É a soma de todas as interações, ambientes de trabalho, políticas organizacionais, oportunidades de crescimento e o sentimento geral em relação à empresa como empregadora.

A Sólides Tecnologia, se destaca como parceira estratégica para empresas que buscam aprimorar a experiência do colaborador (EX) e impulsionar seus resultados. Em uma carteira de mais de 25 mil clientes, por meio de soluções inovadoras e expertise em tecnologia para gestão de pessoas, a Sólides contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais positivo, engajador e produtivo, gerando benefícios para toda a organização.

A Sólides se destaca pela modernização dos processos por meio da tecnologia, pela educação corporativa, por meio da ferramenta Profiler, responsável por chamar a atenção das pessoas para o comportamento humano e para importância do capital social e humano no trabalho e na vida em geral.

O profiler é uma tecnologia baseada na metodologia DISC e outras sete teorias comportamentais. A ferramenta foi aprovada pela UFMG, USP e FINEP, tem precisão de 97% na identificação de perfis e entrega uma avaliação comportamental com mais de 50 informações em 5 minutos. Milhões de profissionais já utilizaram o teste em seu cotidiano.

Por um lado, o endomarketing serve como alicerce para a construção de uma cultura organizacional sólida e coesa. Por outro, o employer branding, “marca empregadora” é a estratégia usada para construir e gerenciar a reputação da sua empresa como um ótimo local de trabalho. O objetivo é criar uma imagem positiva que atraia os melhores talentos e também convencer de que a sua empresa é o melhor lugar para eles trabalharem. É como marketing, mas ao invés de focar em consumidores, o alvo são potenciais funcionários.

Na Sólides, segundo a Chief Human Resources Officer, Távira Magalhães, a empresa vive os pilares de valores - que são: especialista em pessoas, fortes para alcançar resultados extraordinários, corajosos para ser diferente e apaixonados pelos clientes - em todas as ações, desde o ambiente descontraído, a segurança psicológica, as conversas francas e respeitosas e também nos momentos de comemoração. O resultado para a empresa é importante, mas o como é mais importante ainda, e este jeito de fazer é baseado nos nossos valores.

Assim como a Sólides, empresas que buscam ser únicas e inovadoras, com ótimo clima organizacional são aquelas mais “cobiçadas” para quem quer construir sua carreira em um ambiente organizacional saudável, buscando bem-estar, cultura colaborativa e que tenha uma proposta de valor ao empregado – em inglês Employee Value Proposition – atrativa e bem posicionada nas redes sociais. Em meio a diferentes tipos de mindset e gerações, o olhar humanizado e estratégico torna-se cada dia mais necessário.

O endomarketing é a chave para construir um employer branding de sucesso. Ao investir em seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho positivo e engajador, as empresas podem colher os frutos e flores de uma força de trabalho mais produtiva, inovadora e comprometida com o sucesso da organização, além de uma marca cada vez mais desejada para se trabalhar.

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