Nos tempos passados, era comum se ver passagens baixas de jatos comerciais em diversos eventos de aviação e em diversas ocasiões especiais ao redor do mundo. Apesar disso, atualmente é algo raro de se ver, principalmente pelas restrições que visam a segurança operacional.
Em um belo domingo, em 23 de outubro de 1977, dia do aviador, o jato supersônico Concorde realizou uma belíssima passagem baixa no Aeroporto Jacarepaguá, algo inimaginável para os dias atuais. Na ocasião, durante um show aéreo em comemoração a Semana da Asa, promovido pela Força Aérea Brasileira.
O Concorde, foi um avião comercial supersônico de passageiros, produzido entre 1965 e 1978, em uma parceria entre a British Aircraft Corporation (BAC) e a Aerospatiale. Durante sua história, apenas duas companhias operaram com o modelo: a francesa Air France e a inglesa British Airways.
Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!
Seus voos comerciais iniciaram-se em 21 de janeiro de 1976 e, curiosamente, sua primeira operação comercial pela Air France teve como destino a cidade do Rio de Janeiro. A última operação com o modelo ocorreu em 24 de outubro de 2003.
Além do icônico Concorde, outras aeronaves clássicas como um Boeing 707 cargueiro da Varig, um Boeing 727-100 da TransBrasil também realizaram rasantes durante o evento. Um raro registro de autoria desconhecida mostra um pouco de como foram essas belíssimas passagens.
Conforme mostrado no vídeo, o jato da Air France realizou duas passagens, uma em altitude mais elevada e a outra em baixa altura praticamente tocando o solo, com o trem de pouso baixado.
O post O dia que um Concorde deu um rasante no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação .