No último dia 8 de fevereiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer iniciaram no Alasca os ensaios de frio extremo ( Cold Soak) da aeronave KC-390 Millennium.
De acordo com a FAB, a missão tem como objetivo verificar a integração de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da Embraer em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas.
Durante o traslado da aeronave entre Moses Lake, no estado de Washington, e Fairbanks, no Alasca, o tempo de voo registrado foi de 6h28min, representando o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.
Em Fairbanks, a aeronave foi exposta, por um longo período, a um ambiente climático favorável aos testes, atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C. Após o tempo de exposição requisitado, foram conduzidos cheques operacionais da aeronave para verificar a correta funcionalidade de diversos sistemas, tais como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.
“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer, Guilherme Moreschi.
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