Contato Radar

undefined
Lucas Marques
Brasil despede do avio icnico MD-11 da Lufthansa Cargo

O ano era 1999 quando pousava pela primeira vez no Brasil, o icônico trijato McDonnell Douglas MD-11F da Lufthansa Cargo. Apresentado em Campinas, a aeronave seria responsável pelas rotas cargueiras da companhia alemã com a América do Sul até o ano de 2020.

Devido a situação de crise provocada pela atual pandemia, o Grupo Lufthansa decidiu antecipar a retirada dos trijatos de sua frota. Já que os custos eram superiores em relação aos novos Boeing 777F que compõem a frota.

Infelizmente, tanto para os aficcionados pela aviação e pelo MD-11, nesta segunda-feira (28) o Brasil despede, de forma oficial, após mais de 20 anos, do trijato da Lufthansa Cargo. Uma das últimas operadoras do equipamento no mundo. Portanto, é provável que seja também, uma das últimas operações do MD-11F no país.

Para a missão ficou encarregado, o D-ALCI, que foi entregue para a Lufthansa Cargo em janeiro de 2000. O voo foi o LH8264 ligando Frankfurt com Campinas, tendo escala técnica em Dakar, pousando em solo brasileiro às 09h21 de acordo com o Flightradar24. A partida programada ficou para 11h45 tendo destino ainda Buenos Aires e Montevideo na sequência.

A Lufthansa preparou uma despedida simbólica do equipamento, realizando o tradicional batismo na sua saída. Alguns spotters também foram convidados para eternizar o momento. No próximo dia 31, está programado o último voo do MD-11F da Lufthansa Cargo em Campinas.

De acordo com a companhia alemã, a troca pelos novos Boeing 777F, trazem, além de economia, mais flexibilidade em sua frota. Tendo maior alcance e transportando o mesmo volume de carga. Os MD-11F restantes, serão aposentados definitivamente nos próximos meses.

Além disso, a empresa comercializa a capacidade de mais quatro aeronaves desse tipo, que são operadas pela joint venture AeroLogic com sede no aeroporto de Leipzig, também na Alemanha.

O post Brasil despede do avião icônico MD-11 da Lufthansa Cargo apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!