KLM inova e treinará seus pilotos através da realidade virtual
Gabriel Araújo
KLM inova e treinará seus pilotos através da realidade virtual

A KLM anunciou nesta semana que introduzirá ao mercado no dia 5 de novembro uma nova forma de treinar seus pilotos.

De acordo com a empresa, os tripulantes que voam os Embraer 175 e 190 na regional KLM Cityhopper serão treinados através da realidade virtual (VR, em inglês).

A KLM ainda afirma que a nova abordagem de treinamento também gerará economia de custos porque reduz o número de fornecedores externos e torna a programação de voo de pilotos mais flexível.

“A realidade virtual torna o treinamento facilmente acessível. É sob demanda e independente do local, pilotos não precisam estar em sala de aula ou simulador em um determinado momento. Além disso, convida-os a explorar, algo que podem fazer com segurança em um ambiente virtual”, afirma Sebastian Gerkens, Instrutor Sênior da Embraer na KLM Cityhopper.

“A realidade virtual permite que pilotos se familiarizem com o cockpit com antecedência, para que façam um uso mais eficaz do tempo do simulador”, conclui.

Os cursos de treinamento em realidade virtual possuem três aplicações, e são parte do curso de classificação de tipos, nas quais pilotos aprendem as características específicas do tipo de aeronave que voarão. São elas:

Você viu?

  • Cockpit virtual – o piloto está localizado no cockpit, que consiste em uma imagem interativa gerada por computador, e pode operar e ler os vários botões e medidores e testar a si mesmo.
  • Vídeo instrutivo – o piloto pode assistir o que acontece na cabine durante um voo real em um filme de 360 graus.
  • Reconhecimento e checagem da aeronave – o piloto pode andar pelo avião e ao redor do mesmo graças a imagens estáticas de 360 graus.

A empresa ainda investiga se é possível ter os cursos de treinamento certificados pela EASA, de modo que possam substituir algumas partes do currículo a longo prazo. Todavia, a segurança e a qualidade do treinamento permanecerão primordiais.

Abaixo, veja o vídeo do treinamento:

Para mais conteúdo sobre aviação, acesse aqui o site do Contato Radar.

O post KLM inova e treinará seus pilotos através da realidade virtual apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!