Brasil Econômico

Brasil Econômico

O produtor de moda, definitivamente, está entre os profissionais mais requisitados do ramo. O trabalho praticado por quem exerce essa função é essencial no processo que vai ditar as próximas tendências. Mesmo assim, a profissão ainda é frequentemente confundida com a de stylist ou consultor.

Leia também: Consegui o primeiro emprego. E agora?". Confira dicas para o início da carreira

Segundo Lia Miranda, que atua na área há 10 anos, a função do produtor de moda engloba diversas atividades, como fazer pesquisas, visitar assessorias, garimpar produtos e até "carregar as sacolas" quando necessário. Ela explica que o stylist é responsável por buscar referências, criar uma imagem, dar o briefing e opinar no resultado final.

Apesar das diferenças nas atividades diárias, Lia assegura que o produtor deve estar preparado para "fazer as duas funções" na falta do stylist. "O produtor de moda tem de estar muito mais engajado no job que o stylist", diz a especialista. "Com a nossa experiência, acabamos fazendo também esse papel com muito louvor e é muito gratificante", completa.

undefined
Arquivo pessoal
Lia Miranda tem experiência de mais de 10 anos atuando no setor de moda

O mercado da produção de moda, de acordo com Lia, vem sendo modificado pelo uso massivo das redes sociais e a ascensão das blogueiras como influenciadoras. "Temos que nos 'virar nos 30' para poder fazer a diferença, pois muitas marcas estão usando as blogueiras para publicidade e o material das mesmas para postagens próprias", explica. 

A principal forma de driblar a concorrência das influenciadoras digitais, segundo a especialista, é qualificar a cartela de contatos: "O networking é muito importante para estar conectado com agências, produtoras e assessorias, conseguindo um nicho maior".

Assim como Lia, a maior parte dos profissionais que se arriscam na produção de moda costumam trabalhar por conta própria. Ela acredita que cerca de 70% dos produtores sejam autônomos.

Por ser freelancer, ela explica que não tem trabalho todos os dias, mas que aproveita esse tempo para se mantar atualizada – o que é essencial para a profissão. "Mesmo não estando em produção, estou sempre fazendo pesquisas, estudando e indo atrás de networking", conta Lia.

Leia também: Quer entrar no mundo dos negócios? Veja os sete livros do gênero mais vendidos

Inspiração

A inspiração de Lia para se tornar produtora de moda surgiu do trabalho como vendedora de loja. Depois de ser promovida a gerente, passou a cuidar das vitrines do estabelecimento e descobriu a nova paixão. "Fazia montagens de looks conceituais e vi que agradava bastante. Foi aí que me apaixonei e decidi seguir carreira ", recorda.

Para a especialista, algumas características são indispensáveis para quem deseja trabalhar com produção de moda: "É preciso ser ousada, desinibida, criativa e ter certeza de que não quer sobra e água fresca, pois requer muita habilidade e agilidade na execução do trabalho". Além disso tudo, ela aponta o fator mais importante, que é também o mais óbvio: ser uma pessoa apaixonada por moda. Quem não vive este universo, dificilmente alcançará o sucesso no ramo.

Como melhorar?

undefined
Arquivo pessoal
Para Lia Miranda, um bom produtor de moda deve ser apaixonado por aquilo que faz e frequentar eventos constantemente

As dicas de Lia para os jovens que desejam ser bem sucedidos como produtores de moda permeiam diferentes estágios. Estudos, contatos e até mesmo a maneira de agir são fundamentais para a construção de um perfil de destaque. 

"Faça um bom curso, tenha um bom mailing, seja bem 'cara de pau' para ir em todos os eventos de moda, desfiles. Se ofereça a profissionais renomados para ser assistente, até mesmo sem remuneração, para aprender todos os truques e artimanhas da profissão ", aconselha a produtora.

Leia também: Conheça seis atitudes que irritam os chefes e saiba como evitar uma demissão

Mesmo com todas as dificuldades do trabalho no setor, Lia acredita que a profissão ainda tenha muito espaço. Segundo ela, nada vem de graça, mas a carreira de um produtor de moda é muito promissora. "O mercado da moda é muito forte, com mudança de coleção a cada seis meses ou menos, e isso nos dá a chance de sempre reinventar e crescer na área", finaliza. Para acompanhar o trabalho de Lia, você pode segui-la no Instagram (@liamiranda.produtora) e ver de perto o dia a dia de um profissional da área. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários