Tamanho do texto

Quem nunca se sentiu sem energia no meio do expediente e logo pensou em tomar uma xícara de café? Empreendedor dá outras dicas

Brasil Econômico

Empreendedores precisam absorver muita informação, por isso necessitam de bastante energia
iStock
Empreendedores precisam absorver muita informação, por isso necessitam de bastante energia

Todo mundo sabe o quanto pode ser difícil saber equilibrar todos os lados da vida: pessoal, profissional, corpo, mente, espírito. Ainda mais em tempos de internet, quando nos forçamos a estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, conseguindo nos comunicar com tantas pessoas em questões de minutos. Sim, nada disso é novidade para ninguém, certo? Estamos cada vez mais cansados... E tudo isso pode ser ainda mais potencializado para novos empreendedores, que estão tentando levar seus sonhos de negócio adiante.

Não é fácil começar – nem tampouco é simples para quem já está na estrada. Empreendedores precisam tirar energia de tudo quanto é fonte para manter a cabeça iluminada e o corpo equilibrado. Por isso, o CEO e presidente da Market Domination Media, Jonathan Long, decidiu  mudar alguns hábitos e adotou fontes diversificadas de energia para o dia a dia pesado em sua empresa.

O empresário escreveu ao site Entrepreneur, contando como e por que decidiu adotar tais medidas em sua vida, dando algumas dicas para outros profissionais (que também sentem a necessidade de melhorar o ânimo!). Quer saber o que ele faz para ser ainda mais bem sucedido na rotina de trabalho? Leia o depoimento e inspire-se.

“Eu decidi ser mais sério sobre minha saúde e meu corpo no fim do ano passado, quando iniciei a treinar na academia e a me alimentar melhor. Todos os dias, eu levanto às 5h da manhã para conseguir fazer tudo o que planejo para as próximas horas. Nessa mudança, eu também adotei uma mesa com design diferente, na qual eu consigo trabalhar de pé, o que me ajuda a manter minha saúde. De início, eu fiz tudo isso para aperfeiçoar minha forma física, mas acabei recebendo benefícios além – tais como meu ânimo melhorado. Ser um empreendedor exige dedicar-se por muitas horas, mesmo em fins de semana”, conta.

Por causa dessas mudanças, Long também começou a adotar verdadeiras fontes de energia, diferentes do que estava acostumado. Tais como:

1. Moderação na cafeína

Quase todo mundo pode entender a necessidade de cafeína em momentos de cansaço no trabalho. Dá aquela vontade louca de “entrar no café” a fim de conseguir continuar com um projeto ou qualquer outra atividade do dia. Contudo, a cafeína deve ser consumida com moderação, já que sua ingestão excessiva pode causar mais malefícios do que benefícios ao corpo. Segundo a Mayo Clinic, a quantia de 400 miligramas de café por dia já é o suficiente para um adulto saudável. Para efeito de comparação, uma xícara da bebida pode chegar a ter 80mg.

Assim como é preciso evitar não tomar muito, também não é preciso demonizar a bebida cafeinada. É possível, por exemplo, começar seu dia com uma xícara e, depois, consumir um pouco mais (ou trocar por chá etc) no escritório, quando for realmente necessário.

2.  Refeições menores

É melhor fazer pequenas refeições ao longo do dia dentro de períodos mais curtos (de 3h em 3h, por exemplo) do que apostar em maiores refeições dentro de um prazo mais longo de tempo. Segundo uma pesquisa da Harvard Medical School, apostar nesse hábito ajuda a aumentar sua energia, reduzindo a sensação de fadiga causada pela necessidade do cérebro de receber nutrientes energéticos (e sua baixa capacidade de reserva). Por isso mesmo que a maioria dos indivíduos começa a se sentir fraca ou cansada depois de algum tempo sem comer. 

Mas, atenção: seu cérebro não necessita de grande quantidade de comida para se sentir carregado! Um pedaço de fruta ou um pequeno snack (como amêndoas) já faz o trabalho. Comer pequenas refeições ao longo do dia é o segredo para melhorar sua disposição. Para que isso não seja um empecilho na correria do trabalho, já tente deixar preparadas suas comidinhas para o dia seguinte.

3.  Dormir bem

Óbvio, porém necessário reforçar. Se você não dorme bem, seu corpo não irá funcionar de maneira saudável e eficiente – isso é básico! Todo mundo sabe que precisamos descansar o corpo e a mente, além disso, o sono permite que seu humor seja regulado, restaurando seus níveis de energia, melhorando sua capacidade de memória e desempenho. Todo empresário recebe, constantemente, informações que deve absorver com a melhor habilidade possível.

LEIA MAISEmpreendedores devem evitar essas 8 ideias se querem ter sucesso

Veja, dormir bem não necessariamente significa dormir mais horas – a qualidade diz muito!

É claro que essas dicas servem tanto para empreendedores quanto para qualquer outro profissional (afinal, são bons para a saúde de nosso corpo e mente). Elas também funcionam para quem está começando a carreira e para quem já está no mercado há mais tempo... Tanto faz! Ter energia é necessário para todos que querem ser bem sucedidos, afinal.

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo