Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
iStock
Em estágio, muitos se esforçam para parecer mais experientes e qualificados do que realmente são

Se você está estudando, começar um primeiro “trabalho de verdade” pode ser assustador. Naturalmente, você quer que a primeira impressão no emprego seja boa para que continue trilhando um caminho de sucesso. Embora todo local de trabalho seja diferente, todos nós enfrentamos os mesmos desafios profissionais.

Assim, se você conseguiu aquela vaga de estágio que tanto queria (ou está em busca de uma chance), fique de olho nessas dicas  – elas podem te ajudar a se sentir mais seguro e construir uma carreira brilhante. As informações são do Trainee Search.

1. Seja humilde e aceite sua posição de “novato”

É evidente que todos nós esperamos atingir boas metas desde o primeiro dia de estágio, mostrando-se capaz e merecedor da vaga. Não há mal algum em desejar chegar alto, mas é essencial que você permaneça humilde e lide com suas expectativas, já que fugir disso pode te levar a se decepcionar.

Quando você está na faculdade, cria expectativas de como será capaz de construir uma carreira extraordinária em uma nova empresa. Infelizmente, o que acontece na realidade é você ter de se mostrar e provar-se capaz antes de receber grandes responsabilidades. Pouco a pouco, degrau a degrau, você poderá lidar com tarefas maiores (e mais estimulantes).

2. Não tenha medo de fazer perguntas

É fácil achar que você tem algo a provar quando está apenas começando. Por isso, muitos novos funcionários estão se esforçando para parecer mais experientes e qualificados do que realmente são. Isso é bastante comum! Embora seja compreensível que você deseja impressionar, ninguém espera que você saiba tudo de um dia no seu primeiro emprego. Muito menos sendo estagiário.

LEIA MAIS:  O que as empresas procuram nos candidatos

Um dos maiores benefícios de um novo trabalho é seu enorme potencial de nos ensinar. Lembre-se de que cada pessoa com que você trabalhar pode te passar algum conhecimento diferenciado. Por isso, não tenha vergonha: pergunte sobre tudo, tire suas dúvidas, peça por ajuda. Não tenha medo de admitir que você não tem certeza. Essa é, definitivamente, a melhor maneira de aprender e crescer profissionalmente.

3. Use seu ponto de vista novo e tome iniciativas

Ser novo no trabalho significa que você tem um ponto de vista “fresco”. Um jovem graduando possui competências que funcionários mais antigos não têm – mostre que você tem sede de aprendizado sobre como as coisas funcionam naquela companhia, mas não tenha medo de dar ideias ou sugerir caminhos diferentes. Claro que algumas vezes suas “ideias geniais” vão ser ignoradas (por não funcionarem ou, mesmo, por já terem sido testadas), mas algumas vezes elas serão ouvidas.

4.  Não se atrase e cumpra seu horário

Isso vale para qualquer empregado, mas não custa lembrar ao estagiário: chegar no horário, fazer o trabalho requerido, manter-se disposto durante seu horário... Tudo isso afeta na reputação profissional completamente. Durante suas primeiras semanas, é crucial que você faça uma boa impressão e mostre dedicação.

LEIA MAIS: Seus direitos: estagiário viaja pela empresa?

5. Seja organizado e nunca perca o deadline

A transição entre a faculdade e a vida profissional pode, muitas vezes, fazer com que você se sinta perdido – ou um lutador. Sua nova carreira é, provavelmente, nada como a escola - e ter um cargo num ambiente de negócios é uma experiência completamente diferente.

Para fazer essa passagem de maneira menos traumatizante, você pode fazer algumas coisas (que podem parecer papo de mãe, mas funcionam!): coma de forma saudável, durma bem e faça exercícios que te manterão produtivo, cheio de energia. Tenha uma rotina, seja organizado e, por fim, nunca perca o deadline dos trabalhos. Por fim, boa sorte no novo estágio !  

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários