Pensar sobre como as coisas podem dar errado em uma entrevista de emprego pode parecer muito mais fácil que pensar no que pode dar certo. Desde chegar a tempo, se preparar, pensar nas respostas corretas... As oportunidades para um erro fatal parecem sem fim. Mas, um checklist antes da entrevista pode ajudar a reduzir os obstáculos – e diminuir os erros – fazendo com que você fique mais confiante.
Por isso, o site Money US News reuniu dicas em um checklist completo. Confira:
1. Saiba onde você está indo
Antes de sair de casa ou qualquer outra coisa, veja o endereço do local da entrevista. Pesquise qual a forma mais eficiente para que você chegue até lá com segurança e no horário marcado. Olhe o caminho, cheque o trânsito... Faça de tudo para que você possa chegar com antecedência (chegar atrasado pode ser devastador às suas chances). Confira, também, se a empresa está em um condomínio – e se existe mais uma opção de prédio.
2. Escolha roupas apropriadas
De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder realizada este ano, 60% dos recrutadores disseram que vestir-se inapropriadamente é um erro bastante prejudicial em entrevistas. Vale pesquisar sobre o “dress code” da empresa, descobrindo qual a maneira com que os funcionários se vestem.
LEIA MAIS: Não é fluente em inglês? Evite gafes na entrevista de emprego e no trabalho
3. Pesquise a companhia
Uma boa maneira é entrar no site da empresa – sabendo sua “missão” e “história”. Mas, vale também checar redes sociais, tais como LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube.
4. Converse com empregados antigos e atuais
Quem melhor poderá te aconselhar sobre uma boa entrevista de emprego que aqueles que já fizeram isso anteriormente? Se conseguir falar com um funcionário, se certifique que seja alguém que não esteja nem muito tempo nem muito pouco tempo trabalhando no local. O ideal é falar com alguém que esteja empregado na companhia por um ou dois anos.
5. Pense em perguntas que possam ser feitas
Se prepare para responder com firmeza: pense sobre possíveis questões que possam ser levantadas durante a entrevista e formule as respostas que o recrutador gostaria de ouvir. Dê exemplos de como suas habilidades e experiências passadas te ajudaram a chegar na atual posição, mostre por que você é o melhor entre os candidatos.
LEIA MAIS: As 50 perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
6. Pense em perguntas que você pode fazer
Pode ser muito interessante a realização de perguntas bem formuladas – pois isso pode mostrar sua disposição para o cargo oferecido. Assim, você pode fazer algumas direcionadas ao seu entrevistador (como, por exemplo: “desde quando você trabalha aqui? Por que você gosta de trabalhar aqui?) ou, também, questões que podem te trazer perspectivas de curto e longo termo (como sobre projetos ou desafios que pode encontrar nos próximos meses na empresa, ou sobre o que a gerência mais gosta).
7. “Ensaie” com um amigo ou familiar
Finja que é pra valer e ensaie a entrevista com alguma pessoa de confiança. Isso é eficiente já que pode te fazer pensar sobre a maneira que você está falando, como poderá responder etc.
LEIA MAIS: Linguagem corporal: 10 atitudes que podem influenciar na entrevista de emprego
8. Relaxe nas horas antecedentes
Não gaste suas horas finais antes da entrevista estudando, buscando informações ou praticando as respostas. Isso vai fazer com que você se estresse ainda mais.
9. Coloque o trabalho necessário nisso
Não existe nenhum modelo de quanto tempo você deveria dedicar para preparar uma entrevista. O que importa é que você gaste esforço e tempo para não pagar nenhum mico na hora – especialmente se está “enferrujado”. Mas, não se preocupe, alguns especialistas dizem que fazer entrevistas de emprego é como andar de bicicleta... E, com esse checklist
, o jeito é se preparar para o próximo emprego!