Criar uma grande rede de contatos pode nem sempre ser divertido, mas é essencial para o sucesso na carreira. Algumas pessoas conseguem de forma natural, enquanto outras precisam lutar para isso.
O site americano "Inc." fez uma lista com três maneiras simples de se conectar às pessoas mais poderosas no ambiente de trabalho. As dicas a seguir servem para todos os tipos de profissionais, seja você de perfil extrovertido ou menos aberto ao diálogo.
Confira:
1) Crie uma marca pela qual você seja conhecido
O que as pessoas pensam quando escutam seu nome? Se você costuma solucionar problemas, invista nesta marca. Se você é o gênio do marketing, invista nesta marca e seja conhecido por ela, afinal, quem tem um nicho decidido consegue resultados mais positivos do que os generalistas. Dessa forma, pessoas poderosas vão procurar por você quando precisarem de ajuda – ou você se tornará referência para situações especiais.
2) Transforme a impotência em poder próprio
Quando for a uma reunião de negócios, não trabalhe com a ideia de que é você quem está pechinchando ou pedindo dinheiro. Tenha em mente que está dando ao investidor uma oportunidade de obter lucros. Essa pequena mudança de pensamento é tudo que você precisa para não ficar de mãos atadas durante as negociações.
3) Faça de você mesmo alguém interessante
Quando pessoas de sucesso estão juntas, elas quase nunca falam sobre negócios. Na verdade, é chato falar sobre o trabalho. É muito mais interessante discutir política, esportes ou cultura pop. O investidor norte-americano Warren Buffet, por exemplo, tem o bridge (jogo de cartas) como um de seus hobbies preferidos. Se você for um grande jogador de bridge, com certeza conseguirá a atenção de Buffet mais rapidamente do que se for um investidor inteligente. Pense em áreas interessantes e maneiras de expandir seu conhecimento para se tornar mais marcante.