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Especialista em RH selecionou algumas sugestões para quem quer se manter bem no mercado de trabalho

Entrar no mercado de trabalho é um desafio e tanto. Mas permanecer nele, com sucesso, talvez apresente ainda mais dificuldades. As exigências profissionais são cada vez maiores e os funcionários precisam se readaptar constantemente. No passado, as empresas se preocupavam principalmente com a competência técnica. O funcionário deveria conseguir exercer a sua função com êxito. No entanto, hoje só a competência técnica não é mais suficiente. 

Espírito de equipe é um dos pré-requisitos do mercado de trabalho
Thinkstock/Getty Images
Espírito de equipe é um dos pré-requisitos do mercado de trabalho


  1. Para dar uma força para quem quer saber como se portar melhor no ambiente corporativo, o iG conversou com Luiz Edmundo Rosa, diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que reuniu 10 dicas importantes para se manter bem no mercado de trabalho.
  2. 1) Domínio da função: consiste em conseguir exercer, com eficiência, a função da vaga desejada.

  3. 2) Relacionamento : inclui vários aspectos, como respeito, ética e bom humor para lidar com os colegas.

  4. 3) Espírito de equipe : a capacidade de além de fazer as suas funções, ajudar os outros a fazerem melhor suas funções. Consiste em não ficar preso exclusivamente na sua atribuição, saber um pouco sobre todas as tarefas. 

  5. 4) Capacidade e motivação para aprender : reagir aos desafios e procurar aprender coisas novas. “A pessoa tem que se adaptar rapidamente às novas oportunidades”, pontua Luiz Edmundo Rosa.

  6. 5) Comprometimento e engajamento : É muito valorizado nas empresas e, para o diretor da ABRH, pode ser resumido na habilidade de não deixar a “peteca” cair. É o funcionário que não vê limites na hora de resolver uma dificuldade.

  7. 6) Liderança :  Nem todos tem capacidade de liderar, reconhece Luiz Edmundo. “Mas é preciso aprender a liderar a nós mesmos, conseguir ter a melhor gestão de mim mesmo”, coloca o diretor. “Se não tenho controle sobre mim mesmo, acabo não sendo um bom funcionário”.

  8. 7) Dinamismo : Em épocas de crise, é muito importante. É a capacidade de encontrar um bom ritmo de trabalho.

  9. 8)  Espírito de servir : “Se eu estou lidando com um cliente da empresa, devo fazer o possível e o impossível para ele continuar a ser cliente da empresa”, explica Luiz Edmundo.

  10. 9) Inovação : é a capacidade de ser proativo e inovar. Empresas valorizam pessoas que dão ideias e sugestões. Pessoas que sejam propositivas. Um profissional bom não deve ser descritor de problemas e sim propositor de soluções.

  11. 10) Capacidade de entregar resultados : “Entrega é tudo”, coloca Luiz Edmundo. O profissional pode ter todas as qualidades acima, mas se não entregar resultados, não há sentido. É a capacidade de fazer as coisas dentro dos prazos, se possível antes.

  12. Veja também: 20 profissões que equilibram vida pessoal e a rotina de trabalho


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