Tamanho do texto

Setor de Serviços Financeiros é o mais propício aos mentirosos

58% dos empregadores já flagraram mentiras em currículos
Thinkstock/Getty Images
58% dos empregadores já flagraram mentiras em currículos

Você mente no seu currículo achando que nunca vai ser pego? Pois saiba que os empregadores são mais espertos do que você imagina e é bem provável que algum deles já tenha descoberto o seu "equívoco". De acordo com uma pesquisa norte-americana divulgada nesta quinta-feira (7) pelo site especializado em RH, CareerBuilder, 58% dos empregadores já descobriram mentiras em um currículo. Um terço destes diz que a incidência de mentiras aumentou após o início da crise de 2008.

A pesquisa, realizada com 2.188 gerentes e profissionais de RH, mostra que 51% dos entrevistados dispensariam o candidato automaticamente se descobrissem uma mentira em seu currículo, enquanto 40% diz que dependeria da mentira. Somente 7% afirmou que ignorariam a mentira caso o tivessem gostado do candidato.

- Conheça 10 carreiras ameaçadas de extinção

"Confiança é muito importante nas relações profissionais, e ao mentir no seu currículo, você quebra essa confiança logo no começo. Se você quer melhorar o currículo, é melhor focar em dar exemplos tangíveis da sua experiência profissional. Seu currículo não necessariamente tem que ter o encaixe perfeito com uma organização, mas precisa ser relevante e preciso", comenta Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos da Career Builder.

A pesquisa também apurou quais são as mentiras mais comuns, os setores do mercado de trabalho em que os profissionais mais mentem no currículo e também as mentiras mais bizarras já encontradas por recrutadores. Veja abaixo:

As mentiras mais memoráveis dos currículos:

As mentiras mais comuns:

1. "Enfeitar" o conjunto de habilidades: 57%
2. "Enfeitar" o conjunto de responsabilidades: 55%
3. Duração dos empregos anteriores: 42%
4. Cargo: 34%
5. Diploma de graduação: 33%
6. Companhias para as quais trabalhou antes: 26%
7. Menções honrosas/prêmios: 18%

Os setores com mais mentirosos

1º - Serviços Financeiros: 73% dos recrutadores já descobriram uma mentira nos currículos de profissionais desta área
2º - Lazer e Hospitalidade: 71%
3º - Tecnologia da Informação: 63%
4º - Saúde: 63%
5º - Varejo: 59%