PIB do agronegócio deve crescer 3% em 2021.Setor já havia registrado 9% de crescimento em 2020.
Reuters
PIB do agronegócio deve crescer 3% em 2021.Setor já havia registrado 9% de crescimento em 2020.

A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou relatório onde prevê um crescimento de 3% no PIB do agronegócio em 2021, enquanto o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) deverá ter aumento de 4,2%.

Em 2020 o setor teve um crescimento substancial, de 9% no PIB e 17,4% no VBP. Além do acréscimo na produção , o crescimento robusto do ano passado se deve à forte alta no dólar , ocorrido em função da pandemia de coronavírus pelo mundo.

Embora alguns analistas considerem que o crescimento de 2021 será menos expressivo do que 2020, o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, destacou que os resultados são significativos e demonstram a força do setor.

 "Um PIB de 3% acima de 9% ainda é muita coisa, é um crescimento robusto sobre este ano, os preços não vão ter muito aumento e a produção vai crescer", afirmou ele.

A CNA destaca também, que fatores climáticos podem alterar essa projeção, em especial a intensidade do La Niña , que tem potencial de afetar, principalmente, a colheita na região sul do Brasil, podendo causar impacto nos preços e na oferta de produtos.

“Não vamos deixar de ter uma safra recorde, mas poderíamos ter uma safra muito maior, não fosse a questão climática…Em milho, temos preocupação, a produção vai estar muito ajustada com o consumo”, completou Lucchi.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!