Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel
Agência Brasil
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel


Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma parceria com os Correios para atender aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares nos benefícios, descobertos em um esquema de fraude bilionária.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (22) em coletiva de imprensa pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

O objetivo da parceria é  diminuir a sobrecarga nas agências do INSS, que estão com alta demanda de atendimento dos beneficiários que desejam contestas possíveis descontos indevidos.

De acordo com o governo, os funcionários dos Correios poderão auxiliar com demandas pontuais, como orientar sobre o pedido de reembolso e explicar a maneira correta de verificar se houve descontos irregulares.

“Estamos anunciando esse atendimento presencial para ajudar a ampliar o escopo dos atendimentos, complementando o [aplicativo] Meu INSS, o telefone 135 e as agências do INSS” , disse o ministro.

Acordo com os Correios

Agências dos Correios farão atendimento exclusivo sobre o caso das fraudes
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Agências dos Correios farão atendimento exclusivo sobre o caso das fraudes


Na segunda-feira (19), o INSS já havia desistido de usar as agências da Caixa Econômica Federal para atender os beneficiários. Sobre os Correios, o governo entende que a instituição tem unidades em cidades pequenas que não possuem agências bancárias e nem do INSS.

Os dois órgãos mantém um acordo de cooperação técnica, o que facilita a parte burocrática. a Dataprev vai entregar um sistema eletrônico aos Correios, com informações dos aposentados, na próxima terça-feira (27).

Atendimento exclusivo

O atendimento presencial aos beneficiários será feito exclusivamente nas agências dos Correios, e destinado somente ao serviço de análise para possíveis descontos irregulares. Segundo o governo, as 4.730 agências distribuídas em todos os estados do Brasil serão disponibilizadas.

As agências do INSS não vão prestar atendimento a esse caso específico, mas vai seguir com o trabalho usual.

Aviso da fraude

Na semana anterior, o governo notificou cerca de 9 milhões de beneficiários que sofreram descontos de associações, por meio do aplicativo "Meu INSS".

Os aposentados e pensionistas que foram lesados também foram informados sobre qual associação realizou os descontos. A partir disso, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo com a empresa.


Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. As associações terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado.

Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Não será preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!