Brasil quer fazer com que maioria da produção de energia elétrica seja sustentável
Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Brasil quer fazer com que maioria da produção de energia elétrica seja sustentável


O Brasil terá uma demanda de energia até 25% maior até 2034, de acordo com estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Considerando a demanda de energia geral (incluindo petróleo, gás, etc.), o aumento previsto é 25%; pensando apenas em energia elétrica, o aumento deve chegar a 37,7%.

Como suprir demanda?

Alexandre Silveira , ministro de Minas e Energia , disse a CNN Brasil que o trabalho para suprir a demanda crescente já começou. Eles preparam leilões de transmissão e baterias para armazenamento.

“A segurança energética das brasileiras e brasileiros vai seguir como prioridade. A transição energética vai fortalecer diversas fontes de energia, especialmente as renováveis”, disse.

O ministério revelou que pretende investir cerca de R$ 3,2 trilhões para o crecimento. Estes são divididos em três principais projetos:

  1. Petróleo e gás natural, 78,1%;
  2. Energia elétrica, 18%;
  3. Biocombustíveis líquidos, 3,2%.

Economia em demanda

Houve um evento de lançamento do caderno de Consolidação do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034 nesta quinta-feira (7), no qual o plano foi aberto para consulta.

Espera-se que, com políticos para tornar a produção de energia mais eficiente, o Brasil vai economizar cerca de 7% com os gasts de 2023. A quantidade economizada seria a mesma gerada pelas usinas de Itaipu e Furnas.

Demandas específicas.

Algumas taxas e procuras verão aumento até 2034, como por exemplo:

  • Demanda de minerais estratégicos (cobre, níquel, etc) aumentará em 58%;
  • Oferta Interna de Energia (OIE) da matriz crescerá cerca de 2,2% ao ano, alcançando 394,3 milhões de toneladas equivalente de petróleo (tep) ;
  • OIE per capita, uso de energia por cada habitante, subirá de 1,45 tep/hab para 1,72 tep/hab;
  • Matrizes de energia renováveis devem permanecer em 50% até 2030 e crescer até cerca de 86,1% até fim de 2034;
  • Autoprodução passará de 15% a 17%, principalmente biomassa e energia solar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!