13º salário: veja quando o empregador precisa depositar o valor e o que fazer se não cair

Esse benefício é destinado a trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS.

Qual o valor?

O 13º salário é um benefício extra garantido por lei desde 1962, criado para proporcionar um alívio nas despesas domésticas dos trabalhadores no final do ano. O valor corresponde a 1/12 da remuneração anual, calculado somando todos os pagamentos recebidos durante o ano, incluindo horas extras e adicional noturno, e dividindo o total por 12.

shutterstock

Quando será pago?

Com a aproximação do final do ano, a expectativa pelo recebimento do 13º salário aumenta. A primeira parcela de 2024 será paga até o dia 30 de novembro, enquanto a segunda parcela deve ser depositada até o dia 20 de dezembro.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Quando surgiu?

O 13º salário foi instituído pelo então presidente e ex-ministro do Trabalho, João Goulart, em 13 de julho de 1962, após aprovação na Câmara dos Deputados. Na época, o projeto enfrentou pressão de sindicatos, que ameaçavam greves caso não fosse aprovado, e de empregadores, que temiam que a nova lei aumentasse a inflação no país.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Se o 13º salário não for depositado dentro do prazo legal, o trabalhador deve notificar a empresa sobre o atraso

Se não obtiver uma resposta satisfatória, pode denunciar a situação ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério do Trabalho, que podem fiscalizar a empresa responsável pelo pagamento. A multa para empresas que não efetuarem o pagamento no prazo é de R$ 170,25 por empregado.

shutterstock

13º salário: como calcular e quando é paga a primeira parcela?

Jana Pêssoa/Setas

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp

Redação EdiCase

Veja mais Top Stories