A Polícia Federal (PF) investiga uma suposta tentativa de invasão ao Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) , administrado pelo Tesouro Nacional e utilizado pelo governo federal para realizar pagamentos.
De acordo com a apuração inicial, a invasão teria acontecido no dia 5 de abril e há suspeita de que o grupo criminoso tenha emitido ordens bancárias e desviado recursos da União. As informações foram publicadas pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (22).
Os hackers conseguiram entrar no sistema e desviar valores que seriam usados para o pagamento da folha de servidores, segundo reportagem do portal g1.
Além da PF, a apuração conta com apoio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) . A investigação foi iniciada há duas semanas por especialistas em segurança cibernética da corporação.
Como o crime aconteceu
O ataque teria acontecido no sistema de autentificação . Os invasores conseguiram dados (CPF e senha do gov.br) de gestores habilitados para fazer movimentações financeiras.
A suspeita é que os criminosos conseguiram os dados através de um sistema de pesca de senhas, utilizando links maliciosos e outros artifícios. Ainda não há confirmação oficial sobre desvios de verbas públicas e valores.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp