O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha , afirmou que o governo deve enviar ao Congresso nesta semana a regulamentação da reforma tributária. Ele também disse esperar que esse assunto esteja resolvido até o início de 2025, quando chega ao fim os mandatos do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (22), Padilha expressou suas expectativas com o tema. "Tenho posição muito otimista que presidentes do Senado e da Câmara vão querer deixar legado importante da conclusão da regulamentação da reforma tributária", afirmou.
Contas públicas em ordem
Na mesma entrevista à emissora, o ministro falou a respeito da prioridade do governo em concluir a agenda de consolidação das contas públicas no primeiro semestre deste ano.
"Por isso, a preocupação com o Perse", disse Padilha, referindo-se ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, que deve ser votado esta semana na Câmara dos Deputados.
Outra pauta importante para o governo são os projetos de transição ecológica, cujo prazo esperado pelo Planalto para aprovação é até 30 de junho.
Eleições municipais no calendário
O ministro das Relações Institucionais admitiu que espera que votações importantes aconteçam no segundo semestre, como é o caso da regulamentação da reforma tributária, mas reconheceu a dificuldade causada pelas eleições municipais.