Bernard Arnault, Elon Musk, Jeff Bezos... a lista dos mais ricos do mundo tem empresários com características em comum: a extravagância e a vaidade. No Reino Unido, entretanto, o dono da maior fortuna é um homem discreto, podendo ser classificado como "misterioso", segundo alguns de seus funcionários.
Michael Platt tem uma riqueza de 14,3 bilhões de libras (na cotação atual, R$ 93,6 bilhões). Dono da empresa de investimentos BlueCrest Capital Management, ele ultrapassou, recentemente, James Dyson, proprietário da INEOS e principal acionista do Manchester United.
Apesar do excelente momento da empresa, Platt é desconhecido por muitos de seus funcionários. De acordo com reportagem do "Daily Mail", a maioria dos trabalhadores da BlueCrest trata o empresário como "misterioso".
Discrição
Segundo o editor financeiro da empresa, Platt e o cofundador da BlueCrest, William Reeves, se recusaram terminantemente a ser fotografados quando a revista "Times" publicou um artigo sobre eles depois de lançarem a empresa.
"Eles protegem ferozmente a sua privacidade e detestam o fato de aparecerem regularmente nas listas dos ricos dos jornais", disse Hosking.
Origem humilde
De acordo com o "Daily Mail", o bilionário vem de uma família humilde e foi criado nos arredores de Preston. Seu pai era professor de engenharia civil na Universidade de Manchester. De acordo com a reportagem, Platt visitava a avó, que o ensinou a negociar ações.
Após terminar o ensino médio, Platt estudou matemática e economia na Escola de Economia de Londres e ganhou até 30 mil libras na graduação por meio de investimentos.
Após a graduação, a JP Morgan o contratou como estagiário em Nova York - rapidamente, ele se tornou diretor administrativo em Londres.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp