Edifício sede da Petrobras
Fernando Frazão/Agência Brasil
Edifício sede da Petrobras

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou uma representação para que o órgão investigue uma possível interferência indevida do governo Lula na Petrobras.

O MP indicou que decisões tomadas pela empresa podem ter sido influenciadas por interesses da administração federal, como a escolha de não pagar dividendos extraordinários aos acionistas.

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado afirmou: "A decisão por não repassar dividendos aos acionistas, contrária às avaliações realizadas pela própria empresa e seu Conselho de Administração, aparentemente não observou as bases econômicas necessárias e visou atender opções do governo federal".

Ele destacou que, embora seja acionista majoritária, a União não pode interferir excessivamente nas decisões corporativas da Petrobras. Furtado mencionou a Lei das Estatais, aprovada durante o governo Michel Temer para reduzir a interferência do governo federal nas empresas de economia mista.

Furtado afirmou: "Considerando as competências constitucionais e legais atribuídas a este Tribunal, vejo que se mostra necessária a realização de fiscalização para que sejam apurados os indícios de descumprimento normativo aqui trazidos. Sabendo-se que a Petrobras pode ter tido prejuízos com as ingerências indevidas relatadas, cabe a este Tribunal exercer seu poder-dever de zelar pelo montante dos recursos da União envolvido", afirmou.

Após divulgar seu balanço de 2023, a Petrobras anunciou a decisão de não pagar dividendos extraordinários, o que causou uma queda de 10% no valor de mercado da empresa no dia seguinte.

O subprocurador-geral pediu ao TCU que investigue o descumprimento da Lei das Estatais e, se confirmadas as interferências, que inicie uma tomada de contas especial para responsabilizar os envolvidos.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!