Taxar super-ricos já tem apoio de alguns países europeus, diz Durigan
Paulo Pinto/Agência Brasil
Taxar super-ricos já tem apoio de alguns países europeus, diz Durigan

Em reunião com ministros das Finanças dos países integrantes do G20 nesta quinta-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), falou sobre a "tributação internacional justa e progressiva" da riqueza em toda a economia global.

De acordo com o ministro, os países devem buscar "soluções efetivas para que os super-ricos paguem sua justa contribuição em impostos dependem de cooperação internacional."

Publicidade

"Essa cooperação já existe. Nos últimos dez anos, conseguimos avanços muito importantes em áreas como troca de informações, transparência, e níveis mínimos de tributação", disse Haddad. Ele menciona, no caso, o trabalho do próprio G20 e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Apesar dos avanços recentes, é um fato inquestionável que os bilionários do mundo continuam evadindo nossos sistemas tributários por meio de uma série de estratégias", afirmou o ministro.

Haddad mencionou o mais recente levantamento do EU Tax Observatory sobre evasão fiscal. Segundo o levantamento, bilionários pagam uma alíquota efetiva de impostos equivalente a entre 0 e 0,5% de sua riqueza. "Eu sinceramente me pergunto como nós, Ministros da Fazenda do G20, permitimos que uma situação como essa continue", questionou o ministro.

"Se agirmos juntos, nós temos a capacidade de fazer com que esses poucos indivíduos deem sua contribuição para nossas sociedades e para o desenvolvimento sustentável do planeta", prosseguiu, afirmando que a taxação de bilionários pode ser considerada o terceiro pilar da cooperação tributária internacional.

O ministro afirmou que a presidência do Brasil no G20 pretende elaborar uma declaração em conjunto dos países-membros sobre tributação internacional até a reunião ministerial prevista para julho. Confira o discurso na íntegra .

Publicidade

Este é o segundo dia de reunião entre os países-membros do grupo. O ministro da Fazenda participou presencialmente da reunião no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No dia anterior, que foi a abertura, ele participou do evento por videoconferência após suspeitas de Covid-19.

O que é o G20?

O Grupo dos 20, ou G20, é um fórum de cooperação econômica internacional que reúne ministros da Economia e presidentes dos bancos centrais de 19 países e de dois órgãos regionais, União Europeia e a União Africana.

Fundado em 1999, seu objetivo é fortalecer a economia global e abordar questões essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do mundo.

Os países-membros do grupo representam cerca 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população global.

O Brasil é o presidente do G20 até outubro de 2024, seguindo o sistema rotativo de presidências do grupo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!