O ano de 2024 já está quase no final do segundo mês, e os contribuintes começam a se preparar para prestar contas à Receita Federal, especialmente aqueles que ultrapassam o limite de isenção do Imposto de Renda. Aposentados e pensionistas já podem começar a se organizar para fazer a declaração.
A entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente aos rendimentos de 2023, ocorrerá entre os dias 15 de março e 31 de maio. Devem fazer a declaração os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2023, o equivalente a cerca de dois salários mínimos por mês.
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados e pensionistas, já podem iniciar o processo de organização e reunir os documentos necessários. O principal deles é o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2024, que já está disponível a partir de hoje.
Esse documento, que lista os ganhos do contribuinte em 2023, pode ser obtido pelos segurados por meio do site do INSS ou do aplicativo Meu INSS. Também é possível acessá-lo através do banco onde a pessoa recebe o benefício.
Aqui está o passo a passo para emitir o informe de rendimentos:
- Acesse o site: meu.inss.gov.br/
- Clique em "Entrar com Gov.br"
- Insira o CPF para fazer login ou cadastrar senha
- Role a tela para baixo e encontre a aba "Outros Serviços"
- Nessa aba, clique em "Ver Mais"
- Em seguida, clique no ícone com a frase "Extrato do Imposto de Renda"
- Selecione o ano-calendário 2023
- Escolha o extrato desejado
- Por fim, salve o documento em formato PDF.