Enem do emprego: Tire suas dúvidas sobre o Concurso Nacional Unificado

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (10) o edital do pioneiro Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como "Enem do emprego". Confira as principais informações a respeito da prova.

Quando ocorrem as inscrições?

As inscrições terão início em 19 de janeiro e se encerrarão em 9 de fevereiro.

Pixabay

Como me inscrever?

Os candidatos podem realizar a inscrição por meio do site Gov.br, acessando sua conta e preenchendo formulários, anexando os documentos exigidos no edital. Serão aceitas contas de todos os níveis (ouro, prata ou bronze).

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Quando serão aplicadas as provas?

As provas estão marcadas para 5 de maio, com o resultado final previsto para 30 de julho e as convocações começando em 5 de agosto.

FreePik

Quanto custa a inscrição?

A taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Candidatos de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família estão isentos da cobrança.

José Cruz/ Agência Brasil

Qual a formação necessária para fazer o concurso?

Dos 21 órgãos participantes, a maioria busca candidatos de nível superior, oferecendo 5.948 vagas para graduação e 692 para nível médio.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Como faço para ser aprovado e continuar no meu estado?

Não é possível escolher preferência geográfica, apenas de vagas. Para permanecer no mesmo estado, o candidato deve verificar se as vagas dentro do bloco escolhido são, em sua maioria, destinadas à sua região.

Sophia Bernardes

Onde serão aplicados os testes?

Os testes serão aplicados em 220 cidades, totalizando 5.141 locais de prova, com a presença de 46 candidatos por sala. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação das provas.

FreePik

Cadastro de reserva:

Os candidatos no cadastro de reserva poderão ser convocados para contratações temporárias nos ministérios e órgãos, mantendo-se no cadastro. O cadastro de reserva corresponderá a duas vezes o número de vagas imediatas por bloco.

shutterstock

Como os editais são divididos?

Os oito blocos temáticos incluem áreas como Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas, entre outros. Veja a lista completa de blocos separados por órgãos, cargos, especialidades e quantidade de vagas.

Agência Brasil

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

Estoa Research

Veja mais Top Stories