Quando ocorrem as inscrições?
As inscrições terão início em 19 de janeiro e se encerrarão em 9 de fevereiro.
O governo federal divulgou nesta quarta-feira (10) o edital do pioneiro Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como "Enem do emprego". Confira as principais informações a respeito da prova.
As inscrições terão início em 19 de janeiro e se encerrarão em 9 de fevereiro.
Os candidatos podem realizar a inscrição por meio do site Gov.br, acessando sua conta e preenchendo formulários, anexando os documentos exigidos no edital. Serão aceitas contas de todos os níveis (ouro, prata ou bronze).
As provas estão marcadas para 5 de maio, com o resultado final previsto para 30 de julho e as convocações começando em 5 de agosto.
A taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Candidatos de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família estão isentos da cobrança.
Dos 21 órgãos participantes, a maioria busca candidatos de nível superior, oferecendo 5.948 vagas para graduação e 692 para nível médio.
Não é possível escolher preferência geográfica, apenas de vagas. Para permanecer no mesmo estado, o candidato deve verificar se as vagas dentro do bloco escolhido são, em sua maioria, destinadas à sua região.
Os testes serão aplicados em 220 cidades, totalizando 5.141 locais de prova, com a presença de 46 candidatos por sala. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação das provas.
Os candidatos no cadastro de reserva poderão ser convocados para contratações temporárias nos ministérios e órgãos, mantendo-se no cadastro. O cadastro de reserva corresponderá a duas vezes o número de vagas imediatas por bloco.
Os oito blocos temáticos incluem áreas como Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas, entre outros. Veja a lista completa de blocos separados por órgãos, cargos, especialidades e quantidade de vagas.