Celular Seguro é o novo projeto do governo federal
Pixabay
Celular Seguro é o novo projeto do governo federal


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar nesta terça-feira (18) o "Celular Seguro", uma iniciativa para bloquear instantaneamente celulares roubados, visando impedir acessos não autorizados a contas bancárias e serviços no dispositivo.

O funcionamento do "Celular Seguro" envolve um aplicativo e um site exclusivo no gov.br, atuando como um "botão de segurança" acionável pela vítima ou por uma pessoa de confiança cadastrada.

O objetivo principal é agilizar o bloqueio de aplicativos bancários e serviços de SMS em até 10 minutos após o acionamento, uma medida estratégica para enfrentar a ação ágil dos criminosos.

A maioria dos bancos filiados à Febraban, representando uma parcela significativa do setor bancário brasileiro, já aderiu voluntariamente ao aplicativo. Esse lançamento ocorre em meio a um aumento expressivo nos índices de roubos de celulares, registrando mais de 999 mil ocorrências em 2022, um aumento de 16,6% em relação ao ano anterior.

O "Celular Seguro" está alinhado com os protocolos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), incorporando o uso do site ou aplicativo para tornar o processo mais acessível e eficiente.

A iniciativa visa simplificar o registro de crimes, reduzindo o tempo estimado para o procedimento, que atualmente é de uma hora.

A proposta contempla também mecanismos para reverter enganos dos consumidores ao acionarem o botão de segurança.

A expectativa é que, ao tornar o aparelho inútil rapidamente, a medida desestimule a ação dos criminosos, impactando diretamente na eficácia de seus objetivos.


O "Celular Seguro" não substitui o boletim de ocorrência, mas busca ser um complemento eficaz para mitigar o dano causado ao consumidor.

Embora o governo não tenha estabelecido uma meta específica de redução de roubos, acredita-se que a implementação desta nova funcionalidade terá resultados significativos no enfrentamento desse tipo de crime.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!