Quais são os investimentos mais seguros? E os mais arriscados?

Se você tem algum dinheiro parado e está pensando em fazê-lo render, existem centenas de opções de investimentos para montar sua carteira. O ideal, no entanto, é respeitar seu perfil de risco e diversificar para correr riscos de forma mais equilibrada. Veja os cinco aportes mais seguros do mercado, e os cinco de maior risco →

Depósitos a prazo

Estes investimentos não permitem que o investidor mexa no dinheiro por um determinado período de tempo. Em alguns casos, tem rentabilidade certa. Ele é um dos mais seguros, pois só instituições cadastradas no Banco Central podem ofertar.

Agência Brasil

Tesouro Selic

Nesse caso, a segurança é de quase 100%, já que você estará comprando títulos do Tesouro Nacional, que é, na verdade, o Estado brasileiro.

Redação 1Bilhão

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário são instrumentos por onde grandes bancos pegam dinheiro "emprestado" com o investidor. É possível encontrar CDBs dos grandes bancos brasileiros com rentabilidade entre 70% do CDI e 90% do CDI.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

LCIs e LCAs

Os LCIs e LCAs significam, respectivamente, a Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio. Eles são semelhantes, a diferença é que um aporta no mercado de imóveis e o outro, no do agronegócio. É possível encontrar opções que oferecem retornos entre 80% a 100% do CDI.

Sophia Bernardes

CDI

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos. Ele é semelhante ao CDB, que também tem alta segurança.

Estoa Research

Já entre os mais arriscados, está o Mercado Futuro

Como o próprio nome já diz, você aposta em algo no futuro. Os ativos que podem ser negociados desta forma são, de costume, commodities, como milho e soja, por exemplo. É comprar algo agora na expectativa de que possa revender por um preço mais alto depois.

Money Block

Mercado de Opções

Opções são, em suma, um contrato que dá ao seu titular o direito de comprar ou de vender um determinado ativo por um valor determinado em uma data específica do futuro.

Tathyane Nascimento Brait

Fundos alavancados

A alavancagem é o nome que se dá quando o investidor usa dinheiro que não possui para tentar maximizar os ganhos. Se der errado, o prejuízo também é "alavancado". Todo fundo deve ser claro e informar se usa ou não esse mecanismo.

Fabiano Nagamatsu

FIDCs

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios são empréstimos para empresas que passam por dificuldades ou precisam de financiamento. Assim como nos demais empréstimos, o risco está no calote.

Lucas Mantovani

Criptomoedas

O investimento em criptomoedas é, na verdade, bem seguro. No entanto, existem muitos golpes e muitas "bolhas", em que algumas criptos sobem de preço muito rápido e logo perdem valor. O risco neste mercado está na volatilidade alta dos ativos.

Comunicado de Imprensa

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

José Cruz/ Agência Brasil

Veja mais Top Stories